domingo, 6 de novembro de 2011

Há Música ao Domingo

 "Como sabemos, todo Estado é uma sociedade, a esperança de um bem, seu princípio, assim como de toda associação, pois todas as acções dos homens tem por fim aquilo que consideram um bem." Aristóteles, in "A Política"
“A decisão é, na verdade, o que de mais próprio concerne a excelência e é melhor do que as próprias acções no que respeita à avaliação dos carácteres humanos.
(…)Um desejo pode opor-se a uma decisão, mas já não poderá opor-se a um outro desejo. O desejo tem em vista o que é agradável e o que é desagradável. A decisão, contudo, não é feita em vista do desagradável nem do agradável.”Aristóteles, in “Ética a Nicómaco “
Assim pensou e escreveu Aristóteles (384 - 322 a.C.) um dos maiores filósofos gregos da Antiguidade. Hoje a Grécia de Platão, de Aristóteles e de tantos outros gloriosos sábios debate-se com problemas de sobrevivência, onde as grandes decisões têm de prevalecer sob o bem de um povo que foi pioneiro na história da Democracia.
Vangelis Papathanasiou , compositor grego, é um dos grandes vultos da música mundial.  Em 1997, no Panathenean Stadium, em Atenas  produziu e dirigiu um espectáculo perante noventa mil espectadores.   Montserrat Caballe e Montserrat Marti, mãe e filha, cantaram  "The Pray of the World" uma das muitas composições aí apresentadas. E porque na Grécia  a história se escreveu com o seu povo, celebrar o talento actual de um deles é acrescentar uma outra página nesse grande livro da memória grega.

3 comentários:

  1. Excelente desempenho. Ah, os Gregos e a memória de um passado brilhante na Arte, na Filosofia, nas Letras, etc.e etc.. O saber , o conhecimento foram gregos , mas também a tragédia. Nós, por cá, temos o Fado, um fado que nos atormenta tragicamente.

    ResponderEliminar
  2. Muito bem enquadrado, em todos os sentidos.

    ResponderEliminar
  3. Governar o povo no quotidiano, usando da Política mais consentânea e profícua, utilizando essa nobre Arte, a de uma política de verdade, com sabedoria, concertação, generosidade, ponderação, justiça necessárias, para o bem de todos. É tudo quanto desejamos. E sempre no caminho imprescindível do desenvolvimento da economia, do bem-estar social. Entrementes, aqueles que governam a Grécia dos tempos de hoje, talvez se tenham já esquecido das lições dos seus antepassados!... E é preocupante. Pois, de contrário a opor-se à tradicional e lembrada tragédia grega, teremos uma grandecíssima e perigossíssima "comédia" com um fim imprevisível, provavelmente vizinho, vivendo paredes-meias com muitas lágrimas, com uma enorme dor, e sobretudo sangue... Tudo isto, escrito agora, hoje, seria muito bom que nos próximos tempos pudesse ser contraditado pela própria realidade, e seria igualmente bom que este meu comentário pudesse ser desmentido e como "nonsense", como temor desnecessário e perfeitamente inútil... - Varela Pires

    ResponderEliminar