quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Romaria

Nossa Senhora de Aparecida
A rainha e padroeira do Brasil 
Em 16 de Julho de 1930, por decreto do Papa Pio XI, Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi proclamada e coroada Rainha do Brasil e sua Padroeira Oficial. Posteriormente, em 1980,  através da  Lei nº 6.802 de 30 de Junho  foi oficialmente reconhecida Nossa Senhora de  Aparecida como padroeira  do Brasil e decretado feriado no dia 12 de Outubro. As romarias ao Santuário repetem-se e são uma celebração seguida por muitos crentes.
" Romaria ", uma das mais belas canções de Elis Regina, da autoria de Renato Teixeira, remete-nos para o valor que o culto à Padroeira do Brasil tem no seu povo.
Elis Regina foi uma das grandes  vozes que glorificou a música brasileira. Os registos que deixou serão inesgotavelmente revisitados em perene actualidade e deleite. A voz e os sons de raiz popular atravessam em excelente harmonia esta magnífica canção.



Dois brasis

Um da terra,
outro do concreto e vidro,
um da sobrevivência,
outro da riqueza e desperdício,
um movido a sangue,
outro a combustível fóssil,
um que nada espera.
outro que é mercado futuro,
ambos se vêem na televisão,
em cores.
Mário Castello -  (Juripiranga PB Brasil), 2010

3 comentários:

  1. A voz de Elis Regina é maravilhosa. O Brasil é um país musical e de grandes talentos em todas as áreas. A cultura popular é extremamente rica retratando a grande diversidade desse lindo e extenso país.

    ResponderEliminar
  2. Romaria,óptima selecção.

    ResponderEliminar
  3. A cada passo, encontramos um Brasil com tanto de português..., que estando lá nos apetece permanecer, e regressando à Europa, sentimos um apelo muito forte para voltar!... De muitos que o sentiram e ainda o sentem, destaco o nosso e sempre lembrado António (Alçada Baptista) que se pudesse, se lhe fosse possível, construiria uma casa em pleno oceano, mais ou menos a meio caminho para poder estar de manhã em Portugal,bebendo a bica com os mais chegados, e à tarde, e prosseguindo pela noite, no Rio ou até na Baía (São Salvador), na conversa, no convívio interminável... O António granjeava amigos e amigas em todos os cantos, tal a bonomia, o aconchego, a sabedoria, a grandeza da sua alma. Como curiosidade, lembro que o Jorge Amado, passe a sua ideologia comunista e o seu apregoado agnosticismo, era bem dentro dele, lá bem no fundo, no fundinho, um devoto (secreto) da Virgem Mãe Aparecida!... É que o Jorge Amado pertencia ao povo e respeitava e seguia o povo brasileiro nas suas mais queridas manifestações... Com Mãe de Santo se aconselhava, também! Lembrá-lo ainda e sempre, especialmente quanto foi injusto nunca lhe ter sido atribuído o Prémio Nobel da Literatura!... Merecia-o! - Varela Pires

    ResponderEliminar