terça-feira, 11 de outubro de 2011

Cultura, Literatura e Teatro

O presente e o futuro dos espaços culturais
Especialistas europeus e norte-americanos e responsáveis por algumas das instituições culturais mais significativas dos dois continentes reúnem-se em Novembro em Santiago de Compostela (Galiza, Espanha) para debater o presente e futuro dos espaços culturais.
O 1º Fórum Internacional de Espaços para a Cultura decorre entre 08 e 10 de Novembro na Cidade da Cultura da Galiza, nos arredores de Santiago de Compostela.
O encontro pretende criar um debate sobre o papel das instituições culturais nas estratégias mais amplas de desenvolvimento económico, procurando ao mesmo tempo partilhar estratégias e experiências que ajudem a potenciar os espaços culturais.
Com seis sessões de trabalho - sob os temas Visitar, Explorar, Aprender, Criar, Intercambiar e Somar - o encontro reunirá estudantes e profissionais, tanto independentes como vinculados a instituições públicas ou privadas.
A sessão inaugural, intitulada "A revolução do conhecimento", é da responsabilidade de Ismail Serageldin, director da Biblioteca de Alexandria.
Participam ainda, entre outros, Rui Vieira Nery, da Fundação Calouste Gulbenkian, de Lisboa; Bruno Assami, director gerente do Museo de Arte de São Paulo; Allegra Burnette, responsável do MoMa em Nova Iorque, Natalio Grueso, director do Centro Niemeyer, de Avilés, e José Guirão, director da Casa Encendida de Madrid.
Estão ainda confirmadas as presenças de Louise Jeffreys, directora de programação do Barbican de Londres; Frank Madlener, director do IRCAM-Pompidou de Paris; Sheryl Kolasinski, directora de Operações e infraestruturas do Smithsonian dos Estados Unidos e Josep Ramoneda, director do CCCB de Barcelona.
O fórum é um dos primeiros grandes encontros internacionais da nova Cidade da Cultura da Galiza, em Santiago de Compostela, um complexo cultural da autoria do arquitecto norte-americano Peter Eisenman.in Diário de Notícias | 10 de Outubro de 2011
Prémio Eduardo Lourenço para Mia Couto
O escritor moçambicano é o vencedor da sétima edição do Prémio Eduardo Lourenço, no valor de 10 mil euros, atribuído pelo Centro de Estudos Ibéricos (CEI).
A decisão foi comunicada por João Gabriel Silva, reitor da Universidade de Coimbra, no final de uma reunião do júri, a que presidiu, realizada no Sábado, 8 de Outubro, nas instalações do CEI, naquela cidade.
Instituído em 2004, o prémio anual, que tem o nome do ensaísta Eduardo Lourenço, mentor e presidente honorífico do CEI, destina-se a galardoar personalidades ou instituições, portuguesas ou espanholas, "com intervenção relevante no âmbito da cooperação e da cultura ibérica".
Desta vez, segundo o presidente do júri, foi atribuído a Mia Couto, escritor que "alargou os horizontes da língua portuguesa e da cultura ibérica".
João Gabriel Silva disse à agência Lusa que a distinção foi entregue ao escritor Moçambicano "por unanimidade e aclamação", num conjunto de 15 concorrentes, pela importância que a sua obra representa "para o espaço ibérico".
"Todos reconhecemos a sua enorme contribuição para a cultura ibérica. Acho que é uma excelente escolha, é alguém que enormemente engrandece a cultura portuguesa e ibérica", declarou.
O presidente do júri referiu que, pela primeira vez, o Prémio Eduardo Lourenço "sai da Ibéria, indo até ao Índico", dado que Mia Couto nasceu e vive em Moçambique.
O escritor e biólogo Mia Couto (António Emílio Leite Couto, de seu nome completo) nasceu na Beira, em 5 de Julho de 1955.
Além do reitor da Universidade de Coimbra, o júri que hoje decidiu a atribuição do Prémio Eduardo Lourenço 2011 era formado pela vice-reitora da Universidade de Salamanca (Espanha), Noémi Dominguez, pelo presidente da Câmara da Guarda, Joaquim Valente, por José Joaquim Gomes Canotilho e Maria de Sousa (Universidade de Coimbra), Antonio Colinas e Juan Carlos Mestre (Universidade de Salamanca), entre outros.
A sessão solene de entrega do galardão terá lugar a 26 de Novembro, na Guarda, por ocasião das comemorações do 11.º aniversário do CEI.
O Prémio Eduardo Lourenço teve a sua primeira edição em 2004 e já distinguiu "personalidades de relevo" de Portugal e de Espanha, segundo a entidade promotora.
As anteriores edições contemplaram Maria Helena da Rocha Pereira, catedrática jubilada da Universidade de Coimbra na área da Cultura Greco-Latina, o jornalista espanhol Agustín Remesal, a pianista Maria João Pires, o poeta espanhol Ángel Campos Pámpano, o penalista Jorge Figueiredo Dias e o escritor César António Molina.
O CEI é uma associação transfronteiriça sem fins lucrativos, que nasceu de um desafio lançado pelo ensaísta Eduardo Lourenço na sessão solene comemorativa do Oitavo Centenário do Foral da Guarda, em 1999.
Foi criado em resultado de uma parceria que envolveu a Câmara Municipal da Guarda e as Universidades de Coimbra e de Salamanca e, mais tarde, o Instituto Politécnico local. Lusa
FESTIVAL INTERNACIONAL DE TEATRO DE EXPRESSÃO IBÉRICA
Candidaturas para o FITEI 2012 terminam a 15 de Outubro.
Até ao próximo dia 15 de Outubro, continuam abertas as inscrições para as companhias de teatro e projectos de artes performativas com interesse em participar no FITEI 2012 - 34º Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, que se realizará nas cidades do Porto e Matosinhos, como habitualmente na última semana de Maio e na primeira de Junho.
O download das fichas de inscrição, na versão portuguesa ou castelhana, está disponível no site do FITEI, em
http://www.fitei.com/?opt=fitei&id=fichadeinscricao
A Companhia Instável é a estrutura de criação artística convidada para uma estreia absoluta na próxima edição do FITEI.
Depois do Teatro Bruto, em 2005, a que se seguiram Visões Úteis, Ensemble, Assédio, Teatro do Bolhão e NEC Núcleo de Experimentação Coreográfica, cabe à Companhia Instável, do Porto, conceber um espectáculo que terá a Estreia Absoluta no FITEI 2012.
Na última edição, o desafio foi lançado ao Teatro de Marionetas do Porto e a João Paulo Seara Cardoso, mas com o falecimento deste, a companhia repôs a sua última criação. Uma produção do Cine-teatro Constantino Nery assegurou uma estreia absoluta no festival.
A Companhia Instável foi criada em 1998 e tem procurado criar condições e oportunidades profissionais a criadores e intérpretes de dança contemporânea.
FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica
Rua do Paraíso 217, 2º - sala 5
4000-377 Porto
Tel.: + 351 222 082 432
Fax: +351 220 160 897
TMV: +351 935 192 501
E-mail:
geral@fitei.com
www.fitei.com

2 comentários:

  1. O Prémio "Eduardo Lourenço" - 2011 para Mia Couto, moçambicano! Fez-se inteira justiça! E quando acontece Justiça, todo o comentário é supérfluo... Parabéns ao Mia, a essa personalidade invulgar da Cultura Portuguesa e igualmente da Cultura de Moçambique! - Varela Pires

    ResponderEliminar