terça-feira, 6 de setembro de 2011

XV Bienal do Livro do Rio de Janeiro

Bienal do Livro Rio celebra cultura brasileira.O Brasil é o país homenageado
Na sua 15ª edição, a Bienal do Livro Rio segue com a proposta de aproximar o público de um universo de livros e autores, formando novos leitores e celebrando o mercado editorial com uma programação cultural variada e dinâmica.
Uma das novidades tem relação com o bom momento pelo qual o Brasil e, especialmente, a cidade do Rio atravessam: em tempos de crescimento económico e uma enorme exposição mundial, a Bienal deste ano é marcada por acções que se debruçam sobre a cultura brasielira.
“Tradicionalmente escolhemos um país estrangeiro para ser homenageado na Bienal do Rio. Este ano inovamos e optamos por celebrar a cultura brasileira, nos antecipando à Feira de Frankfurt, que terá o país como convidado de honra em 2013. O Brasil, sede da Copa 2014 e das Olimpíadas 2016, está na moda internacionalmente, e nada mais pertinente do que discutir e revelar ao público aspectos belos e importantes da nossa incrível diversidade cultural”, afirma Sonia Jardim, presidente do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), instituição que organiza o evento em parceria com a Fagga | GL exhibitions.
Além da presença de 150 escritores brasileiros estão também presentes  23 estrangeiros, entre os quais, como convidados especiais, os autores angolanos Pepetela e Ondjaki e o luso-angolano Gonçalo M. Tavares.
A 15ª Bienal do Livro do Rio de Janeiro já levou 200 mil pessoas para os pavilhões do Riocentro, em Jacarepaguá, zona oeste, nos primeiros quatro dias do evento. O recorde de público ultrapassou o número de visitantes do primeiro fim de semana da feira literária de 2009, que contou com cerca de 180 mil pessoas.
Os organizadores esperam receber 640 mil visitantes nos 11 dias de evento, que termina no próximo Domingo, dia 11. A programação, voltada para todas as idades, é distribuída em espaços temáticos com oficinas culturais, conversa com os escritores e actividades interactivas para jovens e crianças.Notícia da  imprensa brasileira
Veja programação completa

Sem comentários:

Enviar um comentário