sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Prémios Literários


O Prémio D. Dinis foi atribuido a João Barreno pelo seu livro " O Género Intranquilo. Anatomia do ensaio e do fragmento" publicado pela Editora Assírio & Alvim. A cerimónia de entrega do Prémio será realizada, hoje, na Casa de Mateus.


Prémios Literários em França
A primeira selecção do Prémio Médicis foi publicada a 12 de Setembro. Os prémios correspondentes às três categorias ( Literatura francesa, Literatura estrangeira, Ensaio) serão atribuídos a 4 de Novembro. Quinze obras são para o Prémio de Literatura francesa, onze para a Literatura estrangeira e sete para o Ensaio.
A Academia Goncourt anunciou os 15 romances para o próximo Prémio a entregar no dia 2 de Novembro. Houve pouca surpresa nesta Lista onde as Editoras Gallimard e Grasset ficaram em maioria. O próximo encontro será a 4 de Outubro para divulgação da segunda selecção.
Para o Prémio Flore foi também divulgada a lista da primeira selecção.
Veja as diferentes listas:

1 comentário:

  1. Ao João Barrento, ao seu mérito como tradutor para a língua portuguesa de imprescindíveis obras literárias, em especial ensaios que se vão publicando por esse mundo fora...O nosso aplauso!...
    João!... Traduzir, começar a traduzir é iniciar o caminho da intranquilidade, de uma certa angústia, de um sofrimento inaudível, que pairam entre o dizer do autor na sua própria língua e a intrepretação que o tradudor se prepara para lhe oferecer. Mesmo assim... Os meus parabéns, pois!... - Varela Pires

    ResponderEliminar