quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Portugal

Portugal

Avivo no teu rosto o rosto que me deste
E torno mais real o rosto que te dou.
Mostro aos olhos que não te desfigura
Quem te desfigurou.
Criatura da tua criatura,
Serás sempre o que sou.

E eu sou a liberdade dum perfil
Desenhado no mar.
Ondulo e permaneço.
Cavo, remo, imagino,
E descubro na bruma o meu destino
Que de antemão conheço:

Teimoso  aventureiro da ilusão,
Surdo às do tempo e da fortuna,
Achar sem nunca achar o que procuro,
Exilado
Na gávea do futuro,
Mais alta ainda do que no passado.

Miguel Torga, 16 de Dezembro de 1963, in " Diário X", volumes IX a XII , Círculo de Leitores

 “Portugal, the beauty of simplicity” é um filme de promoção turística do nosso país.  Produzido pela Krypton, foi distinguido, no dia 2 de Julho, em Varsóvia, Polónia, no Film, Art & Tourism Festival, na categoria “The best film promoting country, region or city” com o segundo prémio, entre 220 filmes candidatos. O autor da banda sonora é Nuno Maló.  A banda   está nomeada para os Jerry Goldsmith Awards 2011 na categoria de "Best Promotion Score" talvez pela peculiar e excepcional sonoridade que empresta ao filme.
"O músico português, que vive nos Estados Unidos, já foi premiado pela banda sonora de «Amália - O Filme», de Carlos Coelho da Silva, para a qual compôs vinte temas orquestrais interpretados pela Filarmónica de Budapeste. Este ano, recebeu nos USA, o prémio na   categoria de compositor revelação, onde além de Nuno Malo, estavam também nomeados os Daft Punk, Óscar Araujo, Arnau Bataller e Herbert Gronemeyer.
Nuno Malo nasceu na Madeira em 1977, estudou composição para cinema em Los Angeles e é autor de várias bandas sonoras de filmes lusos, entre os quais «Assalto ao Santa Maria», de Francisco Manso, «Contraluz», de Fernando Fragata, «O Julgamento» e «A Arte de Roubar», ambos de Leonel Vieira, «Filme da Treta», de José Sacramento, e «A Mulher Polícia», de Joaquim Sapinho. «A Profecia Celestina» (2006), de Armando Mastroianni, e «The Lost and Found Family» (2009), de Barnet Bain, foram produções internacionais para as quais compôs a música original. Já tinha sido antes distinguido pelo seu trabalho, com o Prémio de Composição Henry Purcell."

Portugal  (re)descobre-se na gente que o coloca na gávea do futuro . 

Sem comentários:

Enviar um comentário