terça-feira, 6 de setembro de 2011

Eventos culturais e literários

A rentrée literária da Porto Editora
"A Porto Editora apresentou as novidades editoriais para a rentrée literária. A principal novidade do catálogo é Isabel Allende. No entanto, autores como Patrick Modiano, Emma Donoghue e Eduardo Mendoza também justificam destaque.O evento, que decorreu na Mãe d’Água das Amoreiras, começou com uma retrospectiva da actividade editorial da Porto Editora no primeiro semestre. Foram destacadas as publicações de: “A Mentira Sagrada”, de Luís Miguel Rocha; “A Questão Finkler”, de Howard Jacobson; “O Homem que gostava de Cães”, de Leonardo Padura; “O Executor”, de Lars Kepler; “Uma vida à sua frente”, de Romain Gary e “A Cidade de Ulisses,” de Teolinda Gersão.
Numa segunda parte da sessão, os responsáveis editoriais Cláudia Gomes, Manuel Alberto Valente e João Rodrigues apresentaram as novidades para o período Setembro-Dezembro.
Cláudia Gomes colocou em evidência o mais elogiado dos finalistas das últimas edições do Man Booker Prize e do Orange Prize, “O Quarto de Jack”, de Emma Donoghue, e ainda, naturalmente, “El Cuaderno de Maya “(título original), de Isabel Allende.
Da intervenção de Manuel Alberto Valente, destacaram-se “O Horizonte”, de Patrick Modiano, talvez o mais importante escritor francês da actualidade, e “Pensa num Núm3ro”, de John Verdon.
No que toca à Sextante, João Rodrigues enfatizou as publicações de ” Rixa de Gatos”, de Eduardo Mendoza, com o qual o escritor catalão venceu o Prémio Planeta 2010, e de Macedo: uma biografia da infâmia, o mais recente romance de António Mega Ferreira.
No total, entre Setembro e Dezembro de 2011, mais de trinta títulos vão ser publicados em três chancelas – Porto Editora, Albatroz e Sextante." In e-cultura
Jornais Republicanos 1848-1926
NOTÍCIA | Junho 2011 | Edição BNP/Assembleia da República
A Biblioteca Nacional de Portugal apresenta, no âmbito do Centenário da República e da Constituição de 1911 e com o Alto Patrocínio da Assembleia da República, um repositório de mais de 1100 títulos de jornais republicanos publicados em Portugal Continental, nos arquipélagos dos Açores e da Madeira, nas antigas colónias africanas e asiáticas e nas comunidades portuguesas no Brasil, entre 1848 e 1926, confirmando o papel fundamental que a imprensa desempenhou na difusão do ideário republicano entre os portugueses.
Os primeiros jornais, impressos clandestinamente, resultaram da iniciativa de algumas das figuras mais relevantes do setembrismo de esquerda como José Estêvão, Rodrigues Sampaio ou Oliveira Marreca, em 1848, em Lisboa. Vinte e um anos mais tarde, surgem novos títulos, também de duração efémera e sempre na capital. Mas desde os primórdios e até final da I República encontramos jornais editados por todo o País – continente e ilhas –, muitos em pequenas vilas e alguns nas colónias e nas comunidades lusas no Brasil, contrariando a visão de que a influência do Partido Republicano Português se circunscreveu apenas às principais cidades (Lisboa, Porto e Coimbra).
A BNP disponibiliza, assim, aos investigadores, aos apaixonados pela Historia da República e ao público em geral uma obra que se revela da maior utilidade para o aprofundamento da investigação, designadamente, do Republicanismo, da História da Imprensa e da História Regional e Local.
Amato Lusitano - Centúrias de Curas Medicinais
APRESENTAÇÃO DE EDIÇÃO | 8 Setembro | 18H30 | Auditório da BNP | Entrada livre
No ano em que se celebram 500 anos do nascimento do célebre médico português, o Centro Editor Livreiro da Ordem dos Médicos realizou uma edição, em dois volumes, das Centúrias de Curas Medicinais, que será apresentada publicamente, numa iniciativa conjunta da Ordem e da BNP. A sessão de apresentação desta obra paradigmática de Amato Lusitano dividir-se-á em duas partes:
♦ O Primado da Clínica em Amato Lusitano
por Victor Machado Borges
♦ A parasitologia nas Centúrias de Curas Medicinais
por David de Morais
Seguir-se-á uma visita acompanhada à mostra sobre Amato Lusitano que está patente na BNP até ao dia 30 de Setembro. Até essa data, a Livraria Babel situada no átrio da BNP estará a vender as obras do Centro Editor Livreiro da Ordem dos Médicos, nomeadamente esta reedição das "Centúrias de Curas Medicinais".

No curso da vida de Amato Lusitano e depois postumamente, foi publicada a sua experiência médica em “Curationum medicinalium “(Veneza, 1557-1560; Lyon, 1580).
“Sempre tratei os meus doentes com igual cuidado, quer fossem pobres ou nascidos em nobreza, sem procurar saber se eram hebreus, cristãos ou sequazes da lei Maometana; Sempre fui parcimonioso nos honorários e muitas vezes sem qualquer paga, tendo sempre mais em vista que os doentes recobrem a saúde do que tornar-me rico pelos seus dinheiros; Como autor de escritos médicos e ao publicar os meus livros quis só promover que a fé intacta das coisas chegasse ao conhecimento dos vindouros, sem outra ambição que não fosse contribuir de qualquer modo para a saúde da humanidade, sem nada fingir, acrescentar ou alterar em minha honra.” Amato Lusitano, Juramento médico

*Victor Machado Borges é médico, assistente de psicologia médica da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa, ex-presidente da Secção de História da Medicina da Sociedade de Geografia e ex-vogal do Conselho Directivo do INSA, membro da Comissão Instaladora do Museu da Saúde e do Núcleo de História da Medicina da Ordem dos Médicos.
*David de Morais, com doutoramento e agregação em Medicina, especializou-se, sucessivamente, em Medicina Interna, Infecciologia, Medicina Tropical e Saúde Pública. Chefe de Clínica e Director de Serviço no Hospital do Espírito de Évora, aposentado. Foi Professor da Universidade de Évora, durante 30 anos, leccionando as disciplinas de Ecologia Humana, Parasitologia Humana e Antropologia Aplicada. Publicou cerca de 120 trabalhos científicos e vários livros, nas áreas da Medicina, Epidemiologia, Ecologia Humana, Antropologia Social e História.
Cesário Verde (1855-1886) na vida e na obra
Uma excelente retrospectiva sobre este grande poeta português para ler no site da BNP.
Consulte aqui: Mais informações
TIO WEB | BND

15.º ANIVERSÁRIO DA COMPANHIA DO CHAPITÔ
De 19 a 23 de Setembro, às 22H, a Companhia do Chapitô leva a cabo um conjunto de iniciativas que têm como objectivo a comemoração de 15 anos dedicados ao teatro físico e do gesto.
A 24 de Setembro do corrente ano, a partir das 19H, tem lugar a festa comemorativo do aniversário em causa, sendo o acesso restrito a uma guest list onde se incluem várias figuras do mundo da Cultura e do Espectáculo.
Na mesma data será lançada a primeira edição do catálogo comemorativo do 15.º Aniversário da Companhia do Chapitô, bem como inaugurada uma exposição/ instalação alusiva ao percurso desta quinzenária companhia.
Entre 08 de Setembro e 08 de Outubro, nas estações do Metropolitano de Lisboa do Marquês de Pombal, Entre Campos e São Sebastião, fotografias do repertório de 15 anos de criações dão a conhecer ao público um conceito de criação viva, directa e que se quer presente no dia a dia de cada cidadão.
Conceito:
No 15.º Aniversário da Companhia do Chapitô o objectivo passa por envolver o público no universo da criação, convidando-o a escolher o espectáculo que quer ver e partilhando com o mesmo a montagem do cenário.
De 19 a 23 de Setembro “Drakula” (2008), “Cão que Morre não Ladra” (2010) e “Cemitério dos Prazeres” (2011) serão os três espectáculos apresentados ao público que votará naquele que pretende assistir.
Segmento cultural do Chapitô, a mais itinerante companhia de Portugal orgulha-se de, pelos 4 continentes - 11 países e 157 cidades – por onde viajou, ter conquistado um total de 125.000 espectadores.
Programação completa: clique aqui

Sem comentários:

Enviar um comentário