terça-feira, 23 de agosto de 2011

Vencedor do Prémio Zaffari & Bourbon

João Almino , escritor, ensaísta e diplomata brasileiro, foi o  vencedor do Prémio Zaffari & Bourbon  , Literatura 2011.  Ao prémio, no valor de 150 mil reais (cerca de 65 mil euros), concorreram 228 romances.“Cidade Livre”, de João Almino, foi considerado o melhor romance de língua portuguesa publicado no Brasil nos últimos dois anos, entre Junho de 2009 e Maio de 2011. O prémio foi atribuído esta noite na abertura da 14.ª Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo, a decorrer desde segunda-feira no Rio Grande do Sul (Brasil).
Hélder Macedo era um dos dez finalistas com o romance "Natália", publicado em 2009 em Portugal pela Editorial Presença, e editado no ano passado no Brasil pela Azougue Editorial
Os outros finalistas eram "Azul-corvo", de Adriana Lisboa, "Um Erro Emocional", de Cristovão Tezza, "Cidade Livre", de João Almino, "Rei do Cheiro", de João Silvério Trevisan, "Estive em Lisboa e Lembrei de Você", de Luiz Ruffato, "Diário da Queda", de Michel Laub, "O Planalto e a Estepe", de Pepetela, "Outra Vida", de Rodrigo Lacerda, e "Passageiro do Fim do Dia", de Rubens Figueiredo.
O português Gonçalo M. Tavares é o escritor convidado desta edição de Passo Fundo que conta também com a presença de Pierre Lévy, Alberto Manguel, Rodrigo Lacerda, Edney Silvestre e Ziraldo.
O anterior vencedor do Prémio Zaffari & Bourbon, que é bienal, foi o brasileiro Cristovão Tezza, com o livro "O filho eterno".
O Prémio Zaffari & Bourbon foi instituído em 1999, tendo sido Sinval Medina o primeiro distinguido com o romance "Tratado da altura das estrelas".

Sem comentários:

Enviar um comentário