terça-feira, 23 de agosto de 2011

Os Desenhos de Kafka

"Mis dibujos no son imágenes, sino una escritura privada", Franz Kafka.
A editora espanhola Sexto Piso lançou em Espanha, no mês de Julho, "Dibujos de Kafka" que dão a conhecer uma outra faceta deste grande escritor checo , o desenho. Franz Kafka revela como concebia e definia as suas ilustrações e a sua vertente artística; aquela que o acompanhou desde criança, e para sempre, mas que preteriu em beneficio da literatura.O interesse e a paixão pela criação de imagens e pela Arte em geral eram tão intensos que dificultaram a escolha.  Desenhos dispersos, alguns mais ou menos conhecidos, que nunca tinham sido reunidos e vistos, surgem agora todos compilados numa edição especial.
El pensador
Os desenhos vêm associados a fragmentos ou obras escritas do próprio autor. Assim, "El pensador" convida , como tantas interpretacões dos seus escritos, a concebê-lo como um auto retrato. Outro excelente registo de seu traço é Tres corredores.
"Uma obra que brinda uma dupla leitura, cada desenho tem o texto original que o acompanhava, o local onde Kafka o desenhou, ou alguma passagem da sua obra literária ou pessoal escolhida pelo editor. O conjunto ilumina ainda mais o universo do grande autor checo. Mais mistério, mais enigma, mais arte. Uma espécie de retrospectiva artística de 40 ilustrações do criador de obras como " A metamorfose" e " O processo", romance onde se inclui o desenho "Dos que esperan" . Apesar de não se saber onde se encontra grande parte do espólio desenhado pelo escritor checo - suspeita-se que parte dele esteja em bancos de Zurique e Tel Aviv. Niels Bokhove e Marijke van Dorst reúnem a totalidade dos desenhos conhecidos e publicados por Kafka num só volume.

Dos que esperan

Os autores apresentam uma selecção heterogénea, associando os 41 exemplares desenhados que compõem o livro a fragmentos literários de obras escritas, cartas, diários, apontamentos em cadernos, postais ou outras notas soltas que o seu amigo e biógrafo Max Brod foi conservando.
Os desenhos aparentam ter sido feitos de forma espontânea, sem grande rigor perfeccionista, e revelam-se uma interessante forma de avaliar esteticamente o imaginário do autor. O facto de não se saberem as datas de cada um deles não nos permite avaliar a evolução de Kafka enquanto desenhador.
Kafka tinha interesse assumido em expressar-se desta forma, mas terá demonstrado a Max Brod o seu desejo de que todo este conjunto de desenhos fosse destruído logo após a sua morte. Pedido expresso que acabaria por ser (felizmente) desrespeitado.
"Babelia" através do blog "Papeles perdidos " e "EL PAÍS.com", ofereceram em 1ª mão esta novidade literária, que chegou às livrarias de Espanha,em Julho.
Três corredores

1 comentário:

  1. Cheguei a ler em algum lugar o qual não me vem a memória a certo, que costumava em seus manuscritos deixar pequenos desenhos, acho-os incríveis.

    ResponderEliminar