domingo, 28 de agosto de 2011

Música para um último Domingo de Agosto

"Hoje em dia pode-se roubar tudo a um homem - até a morte. Rouba-se-lhe a morte com a mesma facilidade com que se lhe rouba a vida, a face ou a palavra, que são coisas mais que tudo inestimáveis" - disse o contador de estórias à sua filha Ritinha.
                  José Cardoso Pires, in " Dinossauro Excelentissimo",Livraria Bertrand,Junho 1972

Na semana que findou, a morte rondou o mundo. Foram notícias e notícias de atentados(Paquistão, Afeganistão, México, Nigéria, Argélia) que roubaram vidas num segundo de estertor. E na Síria morreu-se na rua porque a força e o despotismo dos "impérios dos Dinossauros" continuam a abater aqueles que clamam em protesto. Na Líbia, sob os holofotes dos grandes, disputa-se um território que só aos Líbios deve pertencer. Entretanto, nos  hospitais, opera-se  sem anestesia e morre-se por falta de medicamentos. O alvo está na ocupação estratégica de um manancial que já levou a mesma ganância cínica dos poderosos, falsos humanistas,   à destruição do Iraque. Um novo pesadelo de horror está-se repetindo.
E a dor anda à solta na Somália. A fome dizima as crianças e o mundo expande-se crísico , promíscuo a tanta adversidade.
O balanço saiu. Portugal tem 675 mil desempregados. O país está em coma e Angela Merkel foi considerada a mulher mais poderosa do mundo. O medo bateu-me à porta com esta notícia. O "Reino do Mexilhão" de que José Cardoso Pires nos fala, levou à revolução de Abril. E esta Europa que faz? Inerte, afunda-se numa abulia perigosa, esquecendo-se de que a indiferença permitiu a barbárie.  É preciso recordar. É preciso  que não se apague a memória  impedindo que um novo Imperador  seja "um fio de peste a alastrar por todas as vilas do Império".
Há 48 anos , a 28 de Agosto de 1963, em Washington, Martin Luther King liderou uma grande marcha pacífica  pelos direitos humanos, em que participaram mais de 200 000 pessoas.   A frase mítica,"I have a dream", foi proferida nesse dia. O sonho da paz e da união entre brancos e negros, numa América livre de segregação racial, era a batalha da vida deste pastor nascido em Atlanta . Um sonho pelo qual lhe roubaram a morte.
"Mia Per Sempre" nas vozes maiores de  Marcelo Alvarez e Salvatore Licitra é a canção para este final de Agosto . Um hino que pretende contrariar a  sazonalidade fugaz dos amores de verão. E para que  a redenção se redesenhe no coração do mundo, o amor celebrado em linguagem universal é um excelente  leitmotiv para sonhar a vida.

1 comentário:

  1. Excelente análise dos acontecimentos da semana e uma escolha musical perfeita.
    ana maria

    ResponderEliminar