segunda-feira, 1 de agosto de 2011

As cores de Londres em tempo de guerra



"Para assinalar o 70.º aniversário da campanha de Winston Churchill durante a Segunda Guerra Mundial, "V for Victory" (19 de Julho de 1941), a "Time-Life" divulgou fotos a cores inéditas de Londres durante o conflito.
As imagens mostram a cidade devastada por ataques aéreos alemães, que não cumpriram, no entanto, o seu objectivo principal de desmoralizar o povo britânico e destruir a economia de guerra do país. Mesmo assim, mais de um milhão de casas na cidade ficaram destruídas ou seriamente danificadas e cerca de 20 mil civis perderam a vida (metade do número de mortos em todo o país).
"Esses foram os tempos, quando os ingleses, e particularmente os londrinos, que se distinguiram, foram vistos no seu melhor. Abatidos e alegres, persistentes e prestáveis, com a confiança nos seus ossos de povo não conquistado, adaptaram-se a esta estranha nova vida [dos bombardeamentos], com todos os seus terrores, com todos os seus choques e abalos", escreveu Churchill, que na altura era primeiro-ministro britânico, nas suas memórias de guerra.
"A velha Londres é um símbolo odiado por tudo aquilo que torna os ingleses superiores. Durante seis meses, os nazis bombardearam a capital britânica, dia e noite, e só fizeram mossas. Na noite de 29 de Dezembro tentaram pegar-lhe fogo. Nessa noite os bombardeiros alemães largaram cerca de 10 mil bombas incendiárias de duas onças (0,90 quilos)", na descrição da revista "Life" em Janeiro de 1941.
"V for Victory" foi o grito moralizador para o povo britânico, uma demonstração de que o objectivo de Hitler de vergar o Reino Unido não seria alcançado. O apelo ao uso da expressão foi lançado a milhões de pessoas por toda a Europa. A ideia era escrever a letra "V" em todos os lugares possíveis - ruas, edifícios, muros. A campanha tornou-se viral após milhares de soldados, mulheres e jovens de países invadidos por alemães terem recebido a mensagem através da rádio pela voz de um homem misterioso que dava pelo nome de Colonel V. Britton e que trazia uma mensagem especial de Winston Churchill."Por Sara Sanz Pinto, Publicado em 23 de Julho de 2011, no jornal I
Veja mais em LIFE.com gallery.

Sem comentários:

Enviar um comentário