terça-feira, 12 de julho de 2011

Ano Internacional Afro-Descendentes, Colóquio Internacional

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou 2011 como o Ano Internacional dos Afro-descendentes, atribuindo-lhe o subtítulo «People of African Descent: recognition, Justice and Development». A criação deste Ano Internacional dedicado às pessoas de ascendência africana liga-se estreitamente ao 10º aniversário da III Conferência Mundial de Combate ao Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Intolerância Correlata», realizada em 2001, em Durban, África do Sul.
(...)Reconhecendo a importância epistemológica, e portanto política, cultural e sócio-económica, desta iniciativa, o CES desenvolverá, ao longo de 2011 e 2012, um conjunto de actividades e eventos numa perspectiva ampla e transdisciplinar, a partir dos quais se pretende discutir:
1) O conceito de afro-descendente
Será questionada uma categoria identitária que, a partir de um deslocamento em relação a uma origem africana, situado num momento mais ou menos longínquo do passado, mas determinado sempre pelo colonialismo e, em particular, pela escravatura, tende a cristalizar identidades heterogéneas, híbridas e complexas em torno do vector exclusivo de uma noção problemática de ‘africanidade’.
2) O Racismo
Será concedida particular atenção à prevalência do racismo, através de uma abordagem histórica e comparada que dê conta das suas diversas configurações na contemporaneidade.
3) O conceito de diáspora
Serão problematizados múltiplos movimentos diaspóricos, em momentos históricos diversos, desde a escravatura até aos fluxos migratórios da actualidade, e em geografias que se estendem dos Atlânticos Norte e Sul, passando pelo Mediterrâneo, até ao Índico e à Ásia.
Reflectir-se-á sobre a relevância da ascendência africana no contexto político e não hegemónico do Sul, seja na América Latina ou na Ásia.
4) O imaginário de África
- A essencialização das identidades africana(s) e afro-descendente(s) será confrontada com novos olhares sobre as realidades de Áfricas múltiplas, tornando audíveis e visíveis os contributos que os saberes, as experiências e as práticas africanas trazem ao mundo, problematizando-se assim a estruturação do mundo com base em identidades monocromáticas e as relações políticas, económicas, sociais e culturais estabelecidas com África.In CES( Centro de Estudos Sociais) UC
Leia mais em :2011 – Ano Internacional dos Afro-Descendentes

Colóquio Internacional: Percursos , Trilhas e Margens: recepção e crítica das Literaturas Africanas em Língua Portuguesa”, 14 e 15 de Julho  de 2011, Auditório do CIUL/CES-Lisboa, Picoas Plaza, Rua do Viriato, 13
Introdução
Na sequência dos dois ciclos de Colóquios-Cursos de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa (2007 e 2009), organizados pelo CES, propomos um Colóquio Internacional de reflexão sobre a recepção crítica destas literaturas.
A reflexão será feita a partir de vários lugares geográficos (Europa, África, Américas), disciplinares e epistemológicos, procurando pôr em diálogo diversas gerações de académicos, criadores, editores e jornalistas. Contamos assim com a participação de oradores nacionais e estrangeiros, ligados às áreas da investigação e crítica literária, da edição, do jornalismo e divulgação, das políticas culturais, e da produção literária.
Pretende-se proporcionar um conjunto de itinerários teóricos transversais a estes diferentes sistemas literários, reflectir em torno dos paradigmas teóricos e metodológicos que têm orientado os estudos das literaturas africanas de língua portuguesa e promover uma maior articulação entre o debate crítico e criativo e as múltiplas dinâmicas da sua projecção social, analisando o papel e as instâncias do mercado editorial, e de outros órgãos de disseminação e comunicação social que participam no circuito da recepção dentro e fora do espaço de língua portuguesa.
Programa
Quinta-feira, 14 de Julho
09h30-10h00 | Sessão de Boas vindas
José Marcos Barrica (Embaixador de Angola em Portugal), André Heráclio do Rêgo (CPLP), José Luandino Vieira (Escritor),
Margarida Calafate Ribeiro (CES), Jessica Falconi (CES), Elena Brugioni (CEHUM),
10h00 | Comunicação de Abertura: Tempos e Espaços. Reflectindo em torno da recepção das Literaturas Africanas de língua portuguesa por Laura Cavalcante Padilha [UFF]
11h00 | Literaturas Africanas de Língua Portuguesa: Paradigmas e Itinerários Críticos
Pires Laranjeira (FLUC), Inocência Mata (UL), Carmen Tindó Secco (UFRJ)
Moderação: Elena Brugioni (CEHUM)
12h30 | Pausa para Almoço
14h30 | Mesa Redonda Recepção e Crítica nos Media. Com José Carlos Vasconcelos (Jornal de Letras), João Céu e Silva (Diário de Notícias), Marta Lança, Luís Carlos Patraquim, João Melo (Revista África 21). Moderação: Odete Semedo
16h30 | Mesa Redonda com Ana Paula Tavares [*], Luís Carlos Patraquim, Ana Mafalda Leite. Moderação: Jessica Falconi
18h00 | Pausa para Café
19h00 | Lançamento do Livro Literaturas da Guiné-Bissau: contando os escritos da história (Afrontamento, 2011). Apresentação de Inocência Mata.
Sexta-feira, 15 de Julho
09h30 | Crítica Literária e Paradigmas Pós-coloniais
Silvio Renato Jorge (UFF), Livia Apa (UNO), Elena Brugioni (CEHUM), Simone Pereira Schmidt [UFSC]. Moderação: Carmen Tindó Secco
11h30 | Pelos Trilhos da Escrita: Narração e Crítica Literária. Com Odete Semedo (INEP),
Jessica Falconi (CES), Moema Parente Augel (UB). Moderação: Pires Laranjeira
13h00 | Pausa para Almoço
15h00 | Mesa Redonda Políticas e Circuitos Editorais. Com Zeferino Coelho (Caminho), José Sousa Ribeiro (Afrontamento), Cecília Andrade (Dom Quixote), André Heráclio do Rêgo (CPLP). Moderação:
Margarida Calafate Ribeiro
16h45 | Mesa Redonda com José Luandino Vieira, Joaquim Arena, João Melo, Odete Semedo. Moderação: Laura Cavalcante Padilha
18h15 | Pausa para Café
19h00 | Lançamento do Livro Literaturas Insulares: Leituras e Escritas de Cabo Verde e S. Tomé e Príncipe (Afrontamento, 2011). Apresentação de Laura Cavalcante Padilha.
[*] a confirmar

Sem comentários:

Enviar um comentário