quinta-feira, 2 de junho de 2011

Novos livros para Junho

Mário Cláudio, Paulo Castilho e José Sasportes têm novas obras editadas pela Dom Quixote, em Junho.

"Tiago Veiga – Uma Biografia "  de Mário Cláudio
«Tiago Veiga nasceu numa aldeia do Alto Minho em 1900 e nesse mesmo lugar viria a morrer em 1988. Bisneto pelo lado paterno de Camilo Castelo Branco, Veiga protagonizaria uma singularíssima aventura poética na história da literatura portuguesa. A sua biografia, redigida por Mário Cláudio, que o conheceu pessoalmente, não deixará de configurar matéria de suplementar interesse pela relevância das figuras com que Veiga se cruzou, e entre as quais se destacam poetas como Jean Cocteau e Fernando Pessoa, Edith Sitwell e Marianne Moore, Ruy Cinatti e Luís Miguel Nava, políticos como Bernardino Machado e Manuel Teixeira Gomes, pensadores como Benedetto Croce, e até simples ornamentos do mundanismo internacional como a milionária Barbara Hutton.»
Nas livrarias a 6 de Junho


"Domínio Público"  de  Paulo Castilho
«Uma história divertida, cheia de diálogos animados sobre a actual situação portuguesa e que se passa entre Lisboa, o Alentejo e o Douro entre gente da classe média com mais ou menos recursos económicos. Uma sátira aos tempos em que vivemos, protagonizada por mulheres jovens, com os seus dramas: carreira profissional, casamentos falhados, ligações esporádicas e todas as suas dúvidas, certezas e incoerências.»
Nas livrarias a 20 de Junho


"Os Novos Espectros" de  José Sasportes
«A Senhora Alving, personagem principal deste livro, não gostou do modo como o Senhor Ibsen contou a sua história na peça Os Espectros. Decidiu escrever-lhe para repor a verdade e revelar-lhe a vida autêntica que viveu depois. Uma vida rica, movimentada, bem diferente da que o Senhor Ibsen tinha vaticinado no final da peça. Anos passados, o escritor e a personagem encontram-se.»
Nas livrarias a 20 de Junho

A Quetzal lança a 3 Junho, mais uma obra de Richard Yates, autor de Revolutionary Road.  "Onze Tipos de Solidão" é um conjunto de onze histórias que foi publicado  a seguir a Revolutionary Road.
Sinopse: «A partir da vida de empregados de escritório de Nova Iorque, de um taxista que ambiciona a imortalidade, de jovens romancistas frustrados, de professores desprezados pelos alunos, de homens dos subúrbios e das suas mulheres deprimidas e negligenciadas, de aperitivos e martinis e bares de jazz sem glamour nenhum, Richard Yates constrói um mosaico assombroso dos anos 1950, período em que o sonho americano começava finalmente a concretizar-se e, em simultâneo, a revelar um grande vazio. Publicado a seguir ao romance que o consagrou – Revolutionary Road –, o conjunto de onze histórias – ilustrando cada uma delas uma vertente desses Onze Tipos de Solidão – cria, para lá do retrato, uma forte atmosfera de alienação e desajustamento social.»

Sem comentários:

Enviar um comentário