sábado, 11 de junho de 2011

Festival Silêncio (Lisboa) e Prémio São Paulo de Literatura

O festival
De 15 a 25 de Junho . Lisboa
O Festival Silêncio está prestes a invadir vários espaços da cidade.
O Festival Silêncio afirma-se como um evento internacional que dá voz às novas tendências artísticas e novas expressões urbanas em torno da literatura e do seu cruzamento com as outras artes que tem vindo a procurar posicionar Lisboa como capital da palavra.
Inserindo-se na rota dos festivais internacionais transdisciplinares em torno da palavra dita concebemos um festival literário inovador que dinamiza um conjunto de equipamentos culturais da cidade criando um palco multidisciplinar que, desde a primeira edição em 2009, tem vindo a trazer a Lisboa grandes nomes da cena literária e artística internacional. Atentos aos novíssimos movimentos que cruzam a palavra com a música, artes cénicas ou vídeo e imprimem à poesia uma nova dimensão, desafiamos criadores nacionais e estrangeiros de diversas áreas a apresentarem projectos que cruzem a palavra com as diferentes artes, espelhando assim a vitalidade dos novos movimentos em torno da palavra dita. Esses movimentos, ao invadirem os palcos de inúmeros festivais internacionais, vêm comprovar a sua enorme relevância na criação artística contemporânea; nomeadamente no contexto da transdisciplinaridade e cruzamento com outras artes e na transversalidade dos seus públicos. Através de espectáculos de spoken word, poetry slam, conferências, film poetry, documentários, workshops, instalações, performances, lançamentos e leituras encenadas, o Festival Silêncio aposta na transversalidade e abre caminho para a conquista de novos públicos. Nesse sentido, o Festival Silêncio pretende não só dar a conhecer o trabalho de alguns dos artistas internacionais mais proeminentes desses novos movimentos, como também promover a criação de projectos a nível nacional provocando encontros entre jovens artistas estreantes e oriundos de diferentes áreas. In Site Oficial do Festival
Consulte a : programação completa.

Finalistas do Prémio São Paulo de Literatura
Os 10 finalistas das duas categorias do Prémio São Paulo de Literatura, um dos mais importantes no Brasil, foram anunciados , em São Francisco Xavier, no 4º Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura. E os finalistas são:
Melhor Livro do Ano (ordem alfabética de autor)
Adriana Lisboa, com “Azul-Corvo” (Rocco); Carola Saavedra, com “Paisagem com Dromedário” (Companhia das Letras); Evandro Affonso Ferreira, com “Minha Mãe se Matou Sem Dizer Adeus” (Record); Joca Reiners Terron, com “Do Fundo do Poço se Vê a Lua” (Companhia das Letras); Menalton Braff, com “Bolero de Ravel” (Global); Miguel Sanches Neto, com “Chá das Cinco com o Vampiro” (Objetiva); Nelson de Oliveira, com “Poeira: Demônios e Maldições” (Língua Geral); Ronaldo Wrobel, com “Traduzindo Hannah” (Record); Rubens Figueiredo, com “Passageiro do Fim do Dia” (Companhia das Letras); e Sérgio Mudado, com “Os Negócios Extraordinários de um Certo Juca Peralta” (Crisálida).
Autor Estreante (ordem alfabética de autor)
Andréa del Fuego, com “Os Malaquias” (Língua Geral); Bráulio Mantovani, com “Perácio – Relato Psicótico” (Leya); Eduardo Giannetti, com “A Ilusão da Alma: Biografia de uma Ideia Fixa” (Companhia das Letras); Gabriela Guimarães Gazzinelli, com “Prosa de Papagaio” (Record); Hélio Pólvora, com “Inúteis Luas Obscenas” (Casarão do Verbo); Luis Alberto Brandão, com “Manhã do Brasil” (Scipione); Marcelo Cid, com “Os Unicórnios”(7 Letras); Marcelo Ferroni, com “Método Prático da Guerrilha” (Companhia das Letras); Marco Lucchesi, com “O Dom do Crime” (Record); e Reni Adriano, com “Lugar” (Tinta Negra).
Os vencedores nas categorias Melhor Livro do Ano e Melhor Livro do Ano – Autor Estreante serão anunciados no dia 1 de Agosto, no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Cada um dos premiados vai receber 200 mil reais. Notícia do Estadão, Jornal de S.Paulo

Sem comentários:

Enviar um comentário