terça-feira, 24 de maio de 2011

O Mundo em Notícias


Primeiro "e-G8" discute futuro da Internet
“O primeiro fórum "e-G8", um encontro de dezenas de empresários, investigadores e jornalistas ligados às novas tecnologias para discutir o futuro do digital, arranca hoje em Paris no meio de alguma polémica.
Até quarta-feira, o objetivo do encontro convocado pelo Presidente francês, Nicolas Sarkozy, é "esclarecer e alimentar as discussões dos chefes de Estado e de Governo dos países do G8 com a visão de atores da rede em relação à importância e impacto da Internet na sociedade e na economia", explica o comunicado do evento.
"A Internet é um setor de atividade económica essencial para o crescimento das economias mundiais, quer através de empresas que não existiam há dez anos quer por via das empresas tradicionais que desenvolveram atividades 'online'", escreve Sarkozy na mensagem de boas-vindas aos participantes.
A ideia da conferência é reunir um conjunto de propostas para apresentar aos líderes do G8, que se reúnem quinta e sexta-feira em Deauville, em França.
Da agenda do "e-G8" constam temas como o impacto sobre o crescimento da Internet, o respeito pela privacidade e propriedade intelectual ou o desenvolvimento de redes.
Um conjunto de 14 organizações ligadas aos direitos dos utilizadores digitais criou uma plataforma de protesto contra o "e-G8", que acusam de ser um passo no sentido de "controlar e censurar a Internet".
" (Sarkozy)convocou líderes mundiais para uma cúpula em busca de uma 'Internet civilizada', conceito emprestado do governo chinês", escreve o grupo na página do protesto, a que chamou de "G8 vs. Internet".
Por seu lado, um dos oradores do evento, Jeff Jarvis, professor na City University de Nova Iorque, publicou um texto no seu blogue em que apela a um "juramento de Hipócrates para a Internet", enquanto plataforma criada para ser "aberta, livre e distribuída", que "deve manter-se assim".
"A pena é que esta reunião sobre o futuro da Internet e do seu crescimento tenha sido convocada por um chefe de Estado e não por nós, as pessoas da 'net'", escreve Jarvis.
Entre os dois mil convidados encontram-se diversos nomes sonantes do panorama das novas tecnologias, incluindo o fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, o 'executive chairman' da Google, Eric Schmidt, e o responsável pela Amazon, Jeffrey Bezos.
Os discursos de destaque hoje vão estar a cargo do presidente francês, do presidente executivo da News Corporation, Rupert Murdoch, e do fundador do Groupon, Andrew Mason.
O segundo dia do encontro vai ser aberto pela comissária europeia para a agenda digital, Neelie Kroes, e encerra com uma conversa com o criador do Facebook.”SIC

EUA consideram que a lavagem de dinheiro é um crime "preocupante" em Portugal
"Os EUA consideram que a lavagem de dinheiro é um crime "preocupante" em Portugal, de acordo com um relatório do departamento de Estado, revela hoje o Diário de Notícias. O documento aconselha um controlo mais apertado e novas medidas de combate ao crime.
O relatório do Gabinete para o Controlo Internacional de Narcóticos alerta para a ligação entre lavagem de dinheiro, tráfico de droga e terrorismo e deixa claro que Portugal é um pais preocupante e legalmente vulnerável.
Em causa estão várias questões como a rigidez do sigilo bancário, falhas na criminalização da lavagem de dinheiro para todos os crimes graves, a fraca regulação bancária, a descoordenação sobre transacções suspeitas, uma postura condescendente com a corrupção e a existência de offshores.
De acordo como DN, Portugal tem praticamente todas as vulnerabilidades que o departamento de Estado da administração de Obama considera preocupantes.
Por estas e outras razões, Portugal integra uma lista de 70 países e encontra-se no segundo nível de ameaça, juntamente com países como a Bélgica e a Irlanda.
No primeiro nível estão, entre outros, Espanha, França, Alemanha e Grécia, definidos pelas autoridades norte-americanas como países cujas instituições financeiras estão envolvidas em elevadas transacções financeiras provenientes de tráfico internacional de droga.
O documento, concluído em Março, aconselha estes países a criarem regimes legais anti-lavagem de dinheiro.
As conclusões resultam da reunião com as autoridades norte-americanas e as agências que combatem a lavagem de dinheiro em todo o mundo e do balanço de medidas dos governos." SIC

Tornado deixa mais de 100 mortos no Missouri
Ventos de mais de 300 km/h atingiram Joplin no domingo à noite, destruindo um terço da cidade e deixando pessoas soterradas
"Um dos tornados mais violentos dos últimos 60 anos devastou a cidade de Joplin, no Missouri, matando ao menos 116 pessoas. Outras centenas ficaram feridas e muitos sobreviventes e corpos ainda estavam presos sob os escombros quase um dia depois da passagem dos ventos de mais de 300 km/h.
Cerca de 2 mil casas, supermercados, escolas, lojas e prédios foram destruídos. Carros chegaram a ser suspensos no ar e caminhões derrubados quando o tornado, de mais de um quilómetro de largura, atravessou a pequena cidade, de 50 mil habitantes. Um dos problemas, segundo meteorologistas, foi o tornado ter se concentrado sobre Joplin, se movimentando muito lentamente.
O tornado de domingo é o mais recente de uma série que atingiu Estados do sul e do norte dos EUA nos últimos meses, provocando a morte de ao menos 340 pessoas e prejuízos estimados em cerca de US$ 2 bilhões. Em viagem à Irlanda, o presidente Barack Obama, apresentou em um comunicado "condolências aos afectados pelo tornado no Missouri" e acrescentou que a Fema (agência de gerenciamento de emergência dos EUA) "estava trabalhando nos esforços de salvamento". O órgão tem sido alvo de críticas desde a passagem do furacão Katrina, há seis anos.
Os ventos atingiram a cidade na noite de domingo, quando muitos dos 50 mil habitantes ainda jantavam. A área de restaurantes da cidade foi uma das mais danificadas e corpos estavam espalhados pelas ruas ontem. Mais de um terço de Joplin foi destruído pelos ventos. Ao menos cinco famílias foram resgatadas dos escombros.
As buscas por sobreviventes têm sido prejudicadas pelas tempestades que ainda atingem esta região dos Estados Unidos. A comunicação é outro obstáculo, com 17 torres de celular destruídas. Linhas telefónicas fixas também não funcionavam e mais da metade da população estava sem energia eléctrica. Por causa de explosões de gás, havia focos de incêndio espalhados por toda Joplin.
"Acreditamos que muitas pessoas estão vivas sob os escombros e estamos tentando resgatá-los de todas as formas possíveis", disse Jay Nixon, governador do Missouri, em entrevista à rede de TV CNN. Um hospital com 180 pacientes foi destruído pelos ventos. Autoridades disseram que algumas imagens de raio X foram encontradas a mais de 100 quilómetros de distância do local.
Não há informações sobre quantas pessoas internadas no hospital sobreviveram. A maior parte dos pacientes tinha sido transferida para outras instalações médicas ao redor de Joplin. Os habitantes estavam sendo alocados em abrigos de emergência. Até mesmo o comandante do Corpo de Bombeiros da cidade viu sua casa ser destruída pelo tornado.
Graças a um esquema de alerta, feito por meio de 25 sirenes, muitos habitantes conseguiram escapar quando foram avisados cerca de 20 minutos antes de o tornado chegar a Joplin.
"O problema é que muitas pessoas não foram capazes de conseguir abrigo a tempo. O barulho da tempestade foi tão alto que eles não ouviram as sirenes tocando", disse o governador.
"Foi um terror, fiquei com muito medo. Preciso agradecer por ter saído viva", disse uma sobrevivente. "/ COM AP in “ Estadão”

Sem comentários:

Enviar um comentário