quinta-feira, 21 de abril de 2011

Paixão Segundo São Mateus , as vozes e o canto

"Naquele tempo, foi Jesus com os Seus discípulos para um sítio chamado Getsémani e disse-lhes : " Assentai-vos aqui , enquanto vou, ali orar". E levando consigo  Pedro e os filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se . E disse-lhes : " A minha alma está triste até à morte! Ficai aqui e vigiai comigo". Depois,  avançou um pouco  e prostou-se com o rosto no chão , orando e dizendo: " Meu Pai , se é possível, fazei que este cálice se afaste de mim; contudo, faça-se a Vossa vontade ,e não a minha."
(...) Havendo rompido a manhã , todos os príncipes dos sacerdotes e os anciãos se reuniram em conselho contra Jesus, para O condenarem à morte. E, levando-O, conduziram-n'O e entregaram-n'O ao governador Pôncio Pilatos. Então, Judas, tendo atraiçoado Jesus  e vendo que Este havia  sido condenado, foi logo cheio de arrependimento,  levar  as trinta moedas de prata aos príncipes dos sacerdotes e aos anciãos, dizendo :"Pequei,entregando-vos o sangue inocente! ".Mas eles disseram : " Que nos importa isso? Tu poderias pensar no que fazias!"  Evangelho da Paixão e Morte de Jesus,  segundo S. Mateus ,26-27

Karl Richter conduzindo a Münchener Bach Orchester na primeira parte da "Paixão Segundo São Matheus"(BWV 244) de Johann Sebastian Bach. As vozes e o canto numa obra-prima, obra  ímpar da música clássica ocidental.



"A Paixão segundo São Mateus, BWV 244, (conhecida na Alemanha pelo nome de Matthäuspassion) é um oratório de Johann Sebastian Bach, que representa o sofrimento e a morte de Jesus segundo o Evangelho de São Mateus, capítulos 26 e 27, com libreto de Picander (Christian Friedrich Henrici). Com uma duração de mais de 2 horas e meia (em algumas interpretações, mais de 3 horas) é a obra mais extensa do compositor. Constitui ,sem dúvida alguma, uma das obras mais importantes de Bach e uma das obras-primas da música ocidental. A Paixão Segundo são Mateus foi apresentada pela primeira vez na Sexta-feira da Paixão de 1727 ou na Sexta-feira da Paixão de 1729 na Thomaskirche (Igreja de São Tomás) em Leipzig, onde Bach era o Kantor. Como outras Paixões em forma de oratório, a composição de Bach apresenta o texto bíblico de S. Mateus, de um modo relativamente simples, consta de duas grandes partes constituídas de 68 números em que se alternam coros, corais, recitativos, ariosos e árias."

Sem comentários:

Enviar um comentário