sexta-feira, 29 de abril de 2011

O mundo em sofrimento

Tornados matam centenas nos EUA

Tornados e violentas tempestades varreram nas últimas horas sete estados norte-americanos na região sul dos EUA, matando pelo menos 284 pessoas e arrasando localidades inteiras, arrastando viaturas e derrubando árvores e postes de electricidade.
Só no Alabama, o estado mais atingido pela catástrofe, morreram pelo menos 184 pessoas. Na sua passagem por Tuscaloosa, onde está sediada a Universidade de Alabama, os tornados mataram 37 pessoas, incluindo estudantes, e devastaram centros comerciais, lojas e estações de serviço. Também mais de um milhão de pessoas ficou sem energia eléctrica e uma central nuclear, danificada, permanecerá encerrada para reparação durante alguns dias ou mesmo semanas.
De acordo com estimativas preliminares, havia ainda registo de 32 mortos no Mississipi, 33 no Tennessee, 11 no Arkansas, 14 na Geórgia, oito na Virgínia e dois na Louisiana. A Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) anunciou que é ainda demasiado cedo para avançar um balanço definitivo do números de vítimas.
No total, registaram-se mais de uma centena de tornados, que deixaram um rasto de destruição durante aquela que foi a mais mortífera série de tempestade em quase quatro décadas nos EUA.
O presidente norte-americano, Barack Obama, que já ordenou a disponibilização de ajuda federal para o Alabama, desloca-se hoje àquele estado para averiguar a dimensão da catástrofe e acompanhar os trabalhos de resgate. Além do Alabama, também os estados do Arkansas, Mississipi e Tennessee declararam já o estado de emergência. In CM, 29/04/2011
Imagens inéditas do tsunami do Japão
A guarda costeira japonesa divulgou um vídeo com imagens impressionantes do tsunami do dia 11 de Março.
São imagens do momento em que a vaga arrastou tudo no porto e no aeroporto de Sendai e também em várias localidades costeiras das províncias de Iwate e Miyagi.
O sismo e o tsunami que se seguiu provocaram a maior crise humanitária da história do Japão desde a Segunda Guerra Mundial.
Está confirmada a morte de 14.358 pessoas; 11889 estão ainda dadas como desaparecidas e quase 131 mil estão alojadas provisoriamente em edfícios públicos. mais de 95 mil edifícios da região ficaram completamente destruídos.
Para além da destruição, o país luta ainda com a catástrofe nuclear na região de Fukushim. In Euronews, 28/04/2011
Ver: Imagens inéditas do tsunami do Japão euronews, mundo


Marrocos, as vítimas do atentado
Um atentado em Marrocos provocou pelo menos 15 mortos e duas dezenas de feridos. Entre as vítimas estão vários cidadãos estrangeiros, alguns de nacionalidade francesa e russa.
A explosão foi registada por volta do meio-dia num café da praça central de Marraquexe, um dos principais centros de atração turística.
As autoridades admitiram, inicialmente, tratar-se de um acidente provocado por um incêndio. O ministro do Interior confirmou, mais tarde, tratar-se de um atentado.
Uma testemunha garante que o ataque foi perpetrado por um kamikaze.
Certo é que o atentado desta quinta-feira é o mais mortífero dos últimos oito anos.
“Cheirava mal, não sabemos se era um cheiro a gás ou a pólvora. Vimos uma grande explosão idêntica às que vemos nos filmes americanos” afirma um homem.
A explosão ocorreu na cafetaria Argana, um local frequentado por turistas nacionais e estrangeiros.
Paris anunciou a abertura de um inquérito preliminar, para apurar responsabilidades. Um procedimento normal quando há cidadãos franceses vítimas de atentados no estrangeiro.
As autoridades marroquinas estão também a investigar o ataque, que ainda não foi reivindicado.
28/04/ 2011 euronews

Sem comentários:

Enviar um comentário