quarta-feira, 6 de abril de 2011

EARLY WORKS em Serralves

EARLY WORKS, DE TRISHA BROWN, PELA TRISHA BROWN DANCE COMPANY
"O destaque principal da programação de Serralves 2011 arranca este fim-de-semana e vai durar até Outubro. Improvisações/Colaborações é o nome de um ciclo multidisciplinar que trará a Portugal "grandes nomes internacionais" para eventos musicais, de dança, performance, cinema, exposições, workshops e seminários. O Porto acolherá "uma constelação de eventos bastante ambiciosa", garante o director do Museu de Serralves, João Fernandes.
Em vez de repetir a fórmula de anos anteriores, baseada numa grande exposição, como a mostra de Francis Bacon, Serralves opta desta feita pela "transformação do conceito cultural", alinhando "experiências com o corpo e o som" numa espécie de momento faseado e alargado.
O museu recebe uma "contextualização histórica do papel da improvisação e da colaboração entre artistas ao longo da segunda metade do século XX, cruzando as artes do espaço com as artes do tempo (artes performativas mais as que envolvem a imagem em movimento)".
O vértice inspirador da programação é o movimento Judson Church, de Nova Iorque, em que artistas se reuniam e "criavam experiências uns para os outros, reinventando as formas de fazer arte e transformando a própria história da arte", contextualiza o director.
Dança e vídeo: O programa começa no próximo sábado, com o espectáculo "Sun, Moon & Stars" (com dança, som e projecção de imagens), da coreógrafa Elaine Summers, uma das fundadoras da Judson Church, e da compositora e acordeonista Pauline Oliveros, que participará no espectáculo juntamente com a bailarina Kiori Kawai. Elaine e Pauline estarão no Porto para orientar workshops, respectivamente a 10 (auditório de Serralves) e a 11 de Abril (ESMAE). No dia 12 serão apresentados e projectados filmes de Elaine Summers."
in Jornal I
                   PROGRAMA


Sobre SERRALVES

O Parque de Serralves é um espaço verde, com cerca de 3,5 hectares, que envolve o Museu de Arte Contemporânea (Fundação de Serralves), edifício projectado pelo arquitecto Siza Vieira, na cidade do Porto, em Portugal.Ao longo do parque obras de arte de vários artistas contemporâneos estão expostas, ao lado da flora típica da Região Nortede Portugal, como carvalhos, bétulas e o teixo.O projecto para o jardim da Casa de Serralves foi encomendado pelo Conde de Vizela ao arquitecto Jacques Gréber em1932. O parque resulta de processos de desenho de uma paisagem ao longo de maisde um século, constituindo uma unidade temporal e espacialmente complexa,incluindo vestígios de um jardim do século XIX, a Quinta do Mata-Sete, o jardim da Casa de Serralves, assim como a paisagem do Museu de Arte Contemporânea."
                      Links: http://www.serralves.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário