sábado, 2 de abril de 2011

5ª Mostra do Cinema Documental Português

 Panorama: 5ª Mostra do Cinema Documental Português de 1 a 10 de Abril de 2011
"A secção Percursos no Documentário Português, este ano dedicada ao cinema no pós-Abril, vai mostrar vários filmes feitos no Processo Revolucionário Em Curso (PREC), "obras raramente vistas em sala", segundo a organização do Panorama.
De sábado para domingo, há uma "maratona cinematográfica", com o objectivo declarado de "avivar a memória cinéfila da cidade e prestar homenagem às míticas maratonas do Cinema Quarteto", onde se podia "ver filmes pela noite dentro".
Entre as 21h30 de Sábado e as 5h00 de Domingo, a maratona, que vai decorrer no Cinema São Jorge, em Lisboa, inclui os filmes "Revolução" (1975), de Ana Hatherly, "As Armas e o Povo" (1975), do Colectivo dos Trabalhadores da Actividade Cinematográfica, "Caminhos da Liberdade" (1974), de Cinequipa, "Terra de Pão, Terra de Luta" (1977), de José Nascimento, "Continuar a Viver ou Os Índios da Meia-Praia" (1976), de António Cunha Telles, "Fatucha Superstar - Ópera Rock... Bufa!" (1976), de João Paulo Ferreira, e "Que Farei Eu Com Esta Espada?" (1975), de João César Monteiro.
A mostra de filmes da altura do PREC não se esgota na maratona e continua ao longo dos dez dias de duração do Panorama. A sessão de abertura, hoje, às 21:30, no Cinema São Jorge, em Lisboa, cabe a "Cenas da Luta de Classes em Portugal", de Philip Spinelli e Robert Kramer.
Depois da sessão inaugural, "a música será de intervenção", com um concerto do rapper português Allen Halloween, adiantou à Lusa Inês Sapeta Dias, programadora do Panorama.
Já na secção Programação Central - que responde este ano à questão "Como se relaciona o documentário português com o mundo de hoje?" - poderá ser visto "o melhor da produção documental portuguesa" em 2010, anuncia a organização. Estão previstas algumas estreias, nomeadamente "Emboscada por Dez Lados", de Vítor Jorge Alves, "Golden Dawn", de Salomé Lamas, "IP3", de José Costa Barbosa, "A Banana do Pico", de Luís Bicudo, e "Cátia Sofia", de Miguel Clara Vasconcelos, todos de 2010.
O Panorama vai promover também debates entre realizadores, convidados e público: no dia 6 de abril, a relação da produção documental com o mundo será abordada por José Neves e Margarida Cardoso; no dia 7 vai debater-se a importância da produção documental no pós-Abril com Adelino Gomes, José Filipe Costa, Rui Simões e Henrique Espírito Santo; no dia 10 haverá um debate final com estudantes de cinema sobre o panorama geral do documentário português.
A mostra (toda a programação em  Panorama ), que não é competitiva, pretende elaborar "um retrato, de uma vista larga e desafogada, sobre a paisagem documental portuguesa" e "ser um canal privilegiado para aceder aos documentários feitos em Portugal ou por portugueses"."(SIC)

Sem comentários:

Enviar um comentário