quarta-feira, 30 de março de 2011

Dilma Rousseff regressa ao Brasil


A Presidente do Brasil foi recebida em Coimbra, em clima de grande alegria pelos estudantes brasileiros. Cumprindo a tradição,  lançaram as capas ao chão para  que Dilma Rousseff passasse.
"A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que ontem iniciou uma visita oficial a Portugal, decidiu antecipar o regresso ao Brasil para o início da tarde de hoje devido à morte do ex-vice-presidente brasileiro José Alencar, que perdeu uma longa luta contra o cancro. Ficam assim anulados os encontros que Dilma tinha previstos com o Presidente da República, Cavaco Silva, e com o primeiro-ministro demissionário, José Sócrates.Nós estamos num momento de muito sentimento. Foi uma grande honra ter convivido com ele [Alencar], ele vai deixar uma marca. Estamos muito emocionados", afirmou Dilma ontem ao final da tarde em Coimbra, onde hoje de manhã assiste à cerimónia de doutoramento Honoris Causa do seu antecessor no cargo, Luís Inácio Lula da Silva, o único acto oficial da agenda da visita que decidiu manter.Lula, que estava ao lado de Dilma quando ela recebeu a notícia da morte de Alencar e que vai acompanhar a presidente no regresso ao Brasil, chorou e desabafou: "Conheço poucos seres humanos que tenham a alma de José Alencar, a bondade dele. O Brasil perde um homem de dimensão excepcional", afirmou o ex-presidente.
José Alencar, de 79 anos, morreu ao final da tarde de ontem em São Paulo, vítima de um cancro no abdómen e falência múltipla de órgãos. Ele estava internado desde a tarde de segunda-feira no Hospital Sírio-Libanês, onde nos últimos anos fora hospitalizado inúmeras vezes e se submetera a 17 cirurgias e tratamentos de quimioterapia.A visita de pouco mais de 24 horas de Dilma Rousseff a Portugal foi assim substancialmente reduzida, com a presidente a regressar ao Brasil ao final da manhã de hoje, logo após a cerimónia de doutoramento de Lula na Universidade de Coimbra. A chefe de Estado brasileira devia ser recebida esta tarde em Lisboa por Cavaco Silva e pelo primeiro-ministro demissionário, José Sócrates, encontros que ficaram sem efeito."In CM

Sem comentários:

Enviar um comentário