quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Jornal português i, o melhor do mundo


Considerando-o único, inovador e inspirador, o júri internacional da Society for News Design (SND) atribuiu ao diário português "i" o prémio de "jornal mais bem desenhado do mundo". Estes galardões são considerados os Óscares na área de design de imprensa.
"O que reconhecemos no vencedor deste ano é a sua abordagem única e fresca. O "i" pode vir a inspirar designers e editores em todo o mundo na reformulação das suas publicações e na criação e revisão de novos modelos que possam servir o seu público da melhor maneira", refere o comunicado do júri, formado por profissionais das publicações Die Zeit, The Seatle Times, Akzia, Ottawa Citixen e Poynter Institute.
O jornal "i" destacou-se pela "sua capacidade de tirar o melhor partido da linguagem visual de jornais, revistas e outras publicações e criar algo novo, que é mais do que a soma das suas partes".
Recorde-se que, na edição do ano passado dos prémios da SND, o "i" arrecadou 13 prémios, incluindo duas medalhas de prata.
O jornal i ganhou o prémio de melhor design do mundo, um galardão que se deveu ao facto de o diário português ser «compacto e fresco» , mas também por  «não brincar com a consistência dos assuntos que aborda», apesar das surpresas que apresenta dia-a-dia.
Ouvido pela TSF, o Director gráfico do jornal confessou que não ficou totalmente surpreendido com o galardão, devido às informações que foram sendo lançadas pelos responsáveis por este prémio e pelo facto de ter sabido que, entre os finalistas, estavam «dois jornais de tiragem muito pequena».
«Nessa altura, mais ainda, criei expectativas que podia acontecer que fôssemos vencedor», adiantou Pedro Fernandes, que ficou surpreendido com alguns comentários feitos ao jornal pelo júri, que dizem que ler o i é como ouvir uma peça de música ou que até apetece comer.
«Reagi com muito entusiasmo e percebi que o trabalho que estamos a fazer é um trabalho consistente, forte e que é apreciado pelas pessoas nacional e internacionalmente», acrescentou este director gráfico
Pedro Fernandes considerou ainda que a «inspiração vem dos temas» abordados e das «coisas que acontecem no dia-a-dia».(Boas Notícias e TSF)
Para o Jornal i vão os nossos PARABÉNS.

Sem comentários:

Enviar um comentário