quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A banda sonora de "África Minha" perdeu o seu criador

John Barry, o compositor catapultado para a fama através do sucesso de James Bond , morreu Domingo, 30 de Janeiro, aos 77 anos. Foi um extraordinário compositor de  bandas sonoras de filmes que ficaram na memória cinematográfica mundial.
A obra musical  de John Barry inclui a composição de 11 bandas sonoras para os filmes de 007. O trabalho que desenvolveu imprimiu uma identidade sonora  à personagem de Ian Flemming (1908-1964), mas não foi com essa obra que foi premiado.Barry conquistou cinco Óscares, dois com Uma Leoa Chamada Elsa (1966), e os restantes com The Lion in Winter (1968), África Minha (1985) e Danças com Lobos (1990). Este último deu-lhe o seu único Grammy. The Lion in Winter valeu-lhe ainda um BAFTA (o segundo, em 2009, foi honorário).
Numa das entrevistas que concedeu ao longo da sua vida confessou: “Foi bom desenvolver a composição sonora dos filmes do 007 porque foi muito comercial e ao mesmo tempo ter filmes menores, que foram artisticamente mais interessantes de fazer."
Estava casado com Ulla Larsson desde 1978, embora se tenta divorciado  três vezes, uma das quais de Jane Birkin (1965-68), com quem teve uma filha, a fotógrafa Kate Barry.
Hoje, recordamos a excelente banda sonora do filme "África Minha".

Sem comentários:

Enviar um comentário