quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

As tragédias naturais marcam o início de Fevereiro

Violenta tempestade atinge os Estados Unidos da América
Segundo a CNN, o mau tempo que se faz sentir nos Estados Unidos afecta cem milhões de americanos, impedindo a realização de voos, o que  está a causar grandes perturbações no país. Mais de 10 mil voos foram cancelados esta terça-feira nos EUA e vários aeroportos estiveram encerrados devido à tempestade "monstruosa", como lhe chama a cadeia noticiosa norte-americana.Uma tempestade, com neve, chuva e fortes rajadas de vento, atingiu um terço dos EUA, paralisando grande parte do país. Cerca de 6500 voos foram anulados - 20% do tráfego aéreo norte-americano - e as companhias aéreas alteraram outros 3600, num total de mais de 10 mil.
A região mais afectada estende-se por cerca de três mil quilómetros do Texas (sul) ao Maine (nordeste) e inclui cerca de metade dos estados norte-americanos.
De acordo com os meteorologistas, as temperaturas poderão descer entre os 34 e 45 graus negativos no Colorado, Wyoming, Dakota do Norte e do Sul, Kansas, Idaho e algumas regiões do Texas.
O estado de emergência foi decretado em Ilinóis (Norte), Indiana (Norte), Missuri (centro) e Oklahoma (Sul), e foram activados grupos para socorrer os automobilistas com dificuldades. Abrigos de urgência aquecidos estão também a funcionar para acolher pessoas privadas de eletricidade.
As previsões apontam para que as condições adversas se mantenham durante os próximos dias, sobretudo no Leste do país, e a NWS classifica a tempestade como "perigosa e multiforme". As autoridades aconselham os habitantes a permanecer em casa e a não encarar esta tempestade "de forma ligeira".(DN)

Ciclone Yasi devasta Nordeste Australiano
 As localidades mais atingidas pela fúria do ciclone foram Innisfail, Mission Beach, Cardwell e, sobretudo, Tully, onde cerca de 90% das construções ficaram danificadas.
O "Yasi" dirige-se agora para Georgetown e Charters Towers, no Interior da Austrália, menos populoso do que a região costeira.
Rajadas de vento de 290km/h arrancaram telhados de edifícios, derrubaram árvores e postes de electricidade e arrancaram cabos eléctricos, cortando o fornecimento de energia.
Por precaução, 40 mil pessoas de várias localidades do estado de Queensland tiveram de ser retiradas das suas casas. Queensland ainda está a recuperar de recentes cheias, que mataram 35 pessoas.
A zona mais afectada situa-se entre as cidades de Innisfail e Cairns, estado de Queensland, onde dez mil pessoas estão alojadas em abrigos especialmente preparados para este tipo de crises.
"Não podemos acomodar 75 mil pessoas nestes refúgios. Isso nunca poderia acontecer. Temos sempre de esperar que algumas pessoas fiquem abrigadas nas próprias suas casas", anunciou ontem Anna Bligh, governadora do estado de Queensland, em conferência de imprensa.(DN)


Erupção do vulcão Shinmoedake no Japão
Uma forte explosão, devido à erupção do vulcão Shinmoedake, no sudoeste do Japão, lançou pedras e cinzas nos ares até 2000 metros de altura , partindo dezenas de vidros e causando  estragos numa extensa área.

Sem comentários:

Enviar um comentário