terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

As notícias do nosso mundo

Aeronáutica Líbia bombardeia a multidão nas ruas da capital
"Alaguri/APAs manifestações na Líbia contra os 42 anos de ditadura do coronel Muamar Kadafi enfrentaram ontem o mais sangrento dia de repressão. Numa jornada caótica, segundo testemunhas, o governo ordenou à Aeronáutica que bombardeasse a multidão nas ruas da capital, Trípoli.
Um ministro pediu demissão, embaixadores abandonaram postos e dois pilotos da Força Aérea desertaram, refugiando-se em Malta , um grupo do Exército divulgou um comunicado pedindo aos companheiros que se juntassem ao povo, segundo a TV Al-Jazira. Organizações internacionais falam em mais de 300 mortos.
A crise política na Líbia intensificou-se nas últimas 48 horas, quando as cidades de Benghazi, epicentro das manifestações, Tobruk, Misrata, Lhoms, Tarhounah, Zeiten, Zaouia e Zouara teriam passado às mãos dos revoltosos. Segundo a Federação Internacional das Ligas de Direitos Humanos (FIDH), de Paris, entre 300 e 400 pessoas já teriam morrido nos conflitos com as forças de ordem - 160 dos quais só ontem, segundo a rede de TV Al-Jazira. No início da noite, relatos vindos de Trípoli davam conta dos ataques aéreos na capital. "Meus pais me disseram que as Forças Armadas estão bombardeando os manifestantes. Pode haver milhares de mortos", afirmou Mohamed Rifaat, líbio que vive em Paris e passou o dia em contactos com os pais em Trípoli. "É um crime contra a humanidade que está em curso", afirmou Ismail Sakal, estudante líbio também em Paris. Na França e na Suíça, organizações de defesa dos direitos civis como a FIDH e o Comitê Líbio pela Verdade e a Justiça anunciaram terem ouvido testemunhos semelhantes vindos de Trípoli." In "O Estadão"
Leia mais em :Kadafi ordena bombardeio aéreo de manifestações, dizem testemunhas
Acidente na Ponte 25 de Abril, Lisboa
"Pelo menos nove pessoas ficaram feridas na sequência de um acidente que envolveu um autocarro da Carris, esta manhã, no sentido Sul-Norte da Ponte 25 de Abril, provocado por um veículo ligeiro.
Segundo a edição online do Correio da Manhã, o acidente deu-se pelas 9h40, quando o veículo ligeiro fez uma manobra perigosa e obrigou o motorista do autocarro-lagarta a fazer uma paragem repentina, da qual resultaram nove feridos ligeiros.
O veículo ligeiro pôs-se em fuga, mas já foi identificado pela PSP através da matrícula. Os feridos foram, entretanto, transportados para o hospital Garcia de Orta, em Almada.
No local estiveram 17 bombeiros auxiliados por sete veículos, a viatura médica de emergência e reanimação, bem como a PSP da Ponte".
Nova Zelândia: Pelo menos 65 mortos no sismo em Christchurch
"Pelo menos 65 pessoas morreram no sismo de magnitude 6.3 que atingiu Christchurch, a segunda cidade da Nova Zelândia, disse o primeiro-ministro, John Key.
Um despacho da AFP, que cita o chefe do Governo neozelandês, adianta que este balanço pode ainda aumentar.
O estado de emergência foi já decretado em Christchurch, onde equipas de socorro estão já a trabalhar."
Diário Digital / Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário