domingo, 23 de janeiro de 2011

Exposição de Eduardo Gageiro

O fotógrafo Eduardo Gageiro tem uma exposição, em Lisboa, com três dezenas de fotografias de figuras públicas nacionais e internacionais dos anos 60 e 70 até ao dia 28 de Janeiro.




Eduardo Gageiro
Foi o fotógrafo português que deu a conhecer ao mundo os acontecimentos dos Jogos Olímpicos de 1972, em Munique e que soube registar momentos marcantes da Revolução de 25 de Abril, como aquele em que, na sede da PIDE, um soldado retira a fotografia de Salazar. Um dos melhores fotógrafos portugueses de sempre. Eduardo Gageiro já recebeu mais de 300 prémios em todo o mundo. Apesar de adepto da modernidade, não dispensa o rolo para preto-e-branco e o cheiro do laboratório. Aprecia paisagens mas gosta, sobretudo, de captar pessoas, o seu olhar e a sua alma.
É um gigante das lentes e um nome incontornável do fotojornalismo português. Eduardo Gageiro nasceu em 16 de Fevereiro de 1935 em Sacavém. Trabalhou na antiga Fábrica da Loiça e foi lá que aprendeu a fotografar. As imagens dos operários foram o mote para que o seu trabalho surgisse de forma humana, incisiva e crítica. Imagens captadas, à saída da fábrica, com uma pequena máquina fotográfica de plástico, emprestada pelo irmão, que ainda guarda de recordação. A primeira fotografia foi publicada no “Diário de Notícias” quando tinha apenas 12 anos.
Foi sempre um autodidacta. Desde cedo conseguiu registar os momentos certos, nas alturas certas, com evidente qualidade. “Alguns amigos emprestaram-me máquinas fotográficas melhores e, com a ajuda de alguns colegas que me iam dando dicas a nível estético e técnico, evoluí bastante”, conta Gageiro, em 2003, em entrevista à revista do Município de Loures. E, como sempre marcou a diferença e a ruptura com o socialmente instituído, alcançou reconhecimento nacional e internacional. O seu primeiro prémio foi conquistado num concurso do Sindicato dos Empregados de Escritório do Distrito de Lisboa, em 1955.
In " Os Grandes Portugueses", RTP
 Ler  mais:Eduardo Gageiro - Os Grandes Portugueses

Sem comentários:

Enviar um comentário