domingo, 12 de dezembro de 2010

O " Diário" de José Gomes Ferreira



DIAS COMUNS V, CONTINUAÇÃO DO SOL de José Gomes Ferreira  foi lançado a 29 de Novembro passado. Este novo  volume  publicado pela Dom Quixote é a  sequência  de uma obra ,  o "Diário" , que começou a ser editada em 1990 com o volume Dias Comuns I – Passos Efémeros. Seguiram-se, Dias Comuns II – A Idade do Malogro, Dias Comuns III – Ponte Inquieta e Dias Comuns IV – Laboratório de Cinzas.
 DIAS COMUNS V, CONTINUAÇÃO DO SOL é um  inédito que compila  textos e anotações do José Gomes Ferreira  no período que medeia  entre  1 de Junho  e  22 de Setembro de 1968. 
 O aviso inicial mantém-se tal como o escritor o redigiu:  “Imprimam sempre esta sentença no princípio de todos os meus diários: Àqueles que ofendo, por ter sido mal informado, peço que me perdoem e continuem a sorrir para a imagem.” 

Sinopse
«Que esperam os leitores encontrar nos Diários Íntimos? Intimidades. Confissões. De quê?
Do estado psíquico do confessando (a quem se exige a frialdade cruel do bisturi)? Se vive alegre, triste ou morto? Amargurado ou feliz? Se ama ou desama? Se isto ou aquilo? Se nada ou coisa nenhuma?
Mas que sabe uma pessoa de si mesma?
Hesitações. Tropeços. Trevas misturadas. Falta de olhos para ver as sombras. E serão sombras? Ou ocultação de portas para novas luzes? E os outros? Que pensa dos outros? Ousa denunciar a hipocrisia diária dos amigos? Ousa expor as intrigas de teias de aranha dos sorrisos da convivência?
Ousa DIZER?
Ora o Diário Íntimo para mim não é isto (embora não me repugne aceitá-lo na concepção dos vizinhos). É sobretudo a continuação mole do diálogo informe do dia-a-dia comigo mesmo, o monólogo não-artístico de remoer nuvens, às vezes com dentes de punhal – mas alheio à preocupação de pesquisar a verdade no segredo de mim guardado por um Dragão sujo.» ( In Site da Editora D.Quixote)


ISBN: 978-972-20-4380-9
Páginas: 216 pág.
Dimensões: 13,5 x 21 cm
Colecção: Autores de Língua Portuguesa
Ano de Edição: 2010
Encadernação: Brochado
Preço com IVA: 14.00 €
Preço sem IVA: 13.21 €

Sem comentários:

Enviar um comentário