quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Prémios Literários Europeus 2010

Gonçalo M. Tavares distinguido com  o Prémio do Melhor Livro Estrangeiro

Gonçalo M. Tavares foi distinguido com  o Prémio do Melhor Livro Estrangeiro publicado em França em 2010 pelo seu livro  "Aprender a Rezar na Era da Técnica", editado em Portugal pela  Editorial Caminho, em 2007  e,  em França,  pela “ Editions  Viviane Hamy “ com o título “ Apprendre à Prier à l`ère de la Techniquenuma   tradução de Dominique Nédellec.
Este romance já estivera incluído na lista de finalistas dos  prestigiados prémios literários “Médicis” e “Femina”, o que revela o interesse e  a admiração que mereceu esta obra em França. A cerimónia de entrega do Prémio realizou-se no dia 22 de Novembro, no Hotel Hyatt Madeleine, em Paris.
A criação deste Prémio por Robert Carlier e  André Bay remonta a 1948  afirmando-se desde essa data como um dos mais importantes e honrosos Prémios Literários Franceses. Ao longo da sua história foram distinguidos grandes vultos da Literatura Mundial, estando entre eles um português, António Lobo Antunes , bem como  outros valorosos escritores estrangeiros tais como , Gabriel Garcia Marquez, em  "Cem Anos de Solidão", Soljenitsin, John Updike, Adolfo Casares, Salman Rushdie,  Orhan Pamuk,  Mario Vargas Llosa, Günter Grass, Philip Roth etc. .

Michela Fontana recebe o Prémio da Biografia Política



" Le Magazine Littéraire" de 15 de Novembro anunciou a atribuição do Grande Prémio da Biografia Política a Michela Fontana pela obra " Matteo Ricci" ( 1552-1610), primeiro europeu a residir no Império Chinês.
Este Prémio, instituido em 2007, visa distinguir uma Biografia Política da actualidade ou do passado escrita ou traduzida em Língua Francesa.
Michela Fontana é uma historiadora e jornalista italiana.
Ler o artigo integral 

Os Grandes Prémios Literários de Estrasburgo 2010


Os  vencedores dos Grandes  Prémios  Literários de  Estrasburgo 2010 foram anunciados no Sábado, 6 de Novembro . O Prémio Europeu de Literatura 2010 foi atribuido ao poeta, dramaturgo e cineasta britânico Tony Harrison pelo conjunto da sua obra. Denise Desauteuls, autora do Quebeque recebeu o Prémio de Literatura francófona. A Bolsa de Tradução do Prémio Europeu de Literatura foi atribuido a  Cécile Marshall pelas traduções das obras de Tony Harrison.
Os Grandes Prémios Literários de Estrasburgo foram criados  em 2005 pela  (ACEL), Association Capitale Européenne des Littératures, com o objectivo de " ultrapassar as clivagens habituais entre os diferentes actores e meios culturais e oferecer a possibilidade de uma dinâmica colectiva ao serviço de um objectivo comum: o diálogo das línguas e das culturas".
Magazine Littéraire, 15/11/2010 | Fil des lettres

Sem comentários:

Enviar um comentário