sábado, 27 de novembro de 2010

Sinopse de um Retrato



Aos dezanove anos, em 1934

Nasceu em Lisboa , a 27 de Novembro de 1915, fruto de um curto casamento ibérico entre um português e  uma espanhola andaluza, já que seu pai, o português,  faleceu logo após o seu nascimento , deixando viúva a sua muito jovem mãe.
Viviam-se, então , tempos difíceis. O mundo, onde se incluía esta grande península ibérica, estava lançado na  1ª Guerra Mundial. A Lisboa, tinham acorrido muitos alemães em busca de um  refúgio distante   do palco feroz da guerra.  Trouxeram o capital e montaram empresas semelhantes àquelas que lideravam no seu país. E, assim , nessa Lisboa agitada, a sua mãe, com alguns poucos  anos de viuvez,  volta a casar. Desta vez recebe um novo pai também estrangeiro, mas alemão. Cresce num meio de mentes modernas e abertas. A sua infância reparte-se entre Lisboa , Estoril e, no tempo das férias , pela Europa. Constrói  uma vanguardista visão multicultural do mundo através da experiência pessoal e privilegiada de sair de Portugal,  ao realizar continuadamente profícuas viagens que lhe permitem o conhecimento e o convívio com diferentes pessoas e culturas.  
Frequenta o Colégio Francês. Aprende inglês, francês, alemão e, claro, espanhol. É num ambiente feliz que se prepara para enfrentar a vida adulta. Torna-se uma mulher lindissima, detentora de uma cultura muito vasta com um gosto requintado pela  Literatura, pela Música, pela Arte. Lê compulsivamente e assiste a concertos, espectáculos musicais, peças de teatro não só em Portugal como na Europa, especialmente em França e na Alemanha.
A sensibilidade é a sua carta de apresentação que gregariamente  irá marcá-la ao longo da sua existência. Emociona-se com a beleza , com os dramas e as vicissitudes que descortina e enfrenta  nos rostos dos outros e, mais tarde,  com aqueles pesares que lhe vão aparecendo e que terá de vencer.
Esta foi e será a minha Mãe. Uma mulher extraordinária que se afirmou por uma  alegria imensa pela vida,  pelo respeito e atenção à pessoa humana. Ser solidário e ser plural foi um modo de agir que a distinguiu num avanço precoce em relação ao que, na época,  era usual. A modernidade acompanhou  o seu crescimento e foi com essa tónica que criou seis filhos.
Partiu para sempre há dezanove anos, mas, hoje,  celebra-se o dia do seu nascimento que aconteceu há 95 anos. Certamente, que foi a mulher mais importante da minha vida. Ensinou-me a rir, a falar, a cantar, a ler e a amar a vida com a força e  a abertura de um ser humano em permanente  busca da verdadeira Felicidade.
Era linda a minha Mãe. Tinha um sorriso doce e cativante que brilhava mais forte do que  todas as mil e uma estrelas  das múltiplas galáxias do Universo. Nunca se intimidou com nada. Apoiou os filhos com palavras mágicas  que eliminavam qualquer dor ou  força ameaçadora. Aos netos transmitiu um tão forte património afectivo que criou para sempre laços indestrutíveis.
A saudade da sua voz, do seu rosto, do seu carinho marca profundamente o meu coração.
Parabéns, minha Mãe. Até sempre.

1 comentário:

  1. Que homenagem tão bonita !

    Dá para perceber a forte influência que a sua mãe terá tido na minha Amiga.

    Parabéns pelo dia de hoje e por ter razões para o evocar.

    ResponderEliminar