sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Mario Vargas Llosa apresenta novo romance


"El sueño del Celta" é o título do novo romance que Mario Vargas lançou , ontem, em Madrid. O título, bem como o romance foram publicados em espanhol  com uma tiragem de meio milhão de exemplares destinados a Espanha e  à  América Latina. Em Portugal será publicado pela Editora Quetzal.
O romance retrata a luta pelos Direitos Humanos, durante a colonização , baseando-se na história verídica do irlandês Roger David Casement (1864-1916), diplomata britânico ,  que denunciou as atrocidades perpetadas no Congo e na Amazónia. Casement é  a personagem principal , um  heroi visionário  e lutador. "Por uma parte herói, com coragem fora do comum, e por outro um ser humano falível, com debilidades e incongruências", disse Vargas Llosa , acrescentando "A Europa da civilidade, da liberdade, das boas maneiras transformou-se  ali (no Congo e na Amazônia)  num mundo sem lei, guiado pela cobiça, num contexto de absoluta impunidade, e (os europeus)  converteram-se em monstros" .
Mario Vargas Llosa, que foi galardoado com o Prémio Nobel da Literatura 2010, não abrandou  o ritmo de trabalho , embora reconheça que a sua actividade pública tenha aumentado.  "Para mim, a minha vida é o meu trabalho, nunca deixo de escrever"-  declarou, concluindo convicto   "A mim a morte encontrará com uma caneta na mão".
Acreditamos que assim será, para nosso prazer e a bem da LITERATURA.


Leia: Primeiro capítulo do novo livro de Vargas Llosa - Artes - DN

Sem comentários:

Enviar um comentário