terça-feira, 12 de outubro de 2010

A propósito do Nobel da Paz

Cravo & ferradura


Cartoon Bandeira,  publicado no  DN de 9/10/2010
  
Segundo  o DN Globo, «o líder espiritual tibetano, Dalai Lama,  afirmou que o Governo chinês "não aprecia, de todo, qualquer opinião diferente."
Em declarações à agência japonesa Kyodo, o Nobel da Paz de 1989 acusou "certos defensores de uma linha dura" de estarem presos a uma forma de pensar "retrógrada". Para o Dalai Lama, a construção de uma sociedade aberta é "a única maneira de salvar todo o povo da China".
O líder tibetano felicitou na sexta-feira Liu Xiaobo, o primeiro cidadão chinês a receber o galardão da Paz. O Dalai Lama vê a decisão do Comité Nobel norueguês como o "reconhecimento internacional das vozes crescentes do povo chinês" que exigem "reformas políticas, jurídicas e constitucionais".
Segundo a TV norueguesa NRK, a China cancelou ontem um encontro ministerial marcado para hoje entre responsáveis chineses e noruegueses sobre pescas. Uma decisão que é vista como reacção à atribuição do prémio.
Televisões, rádios, jornais, internet e telemóveis têm sido alvo da máquina de censura gerida pelo Departamento de Propaganda chinês. Todas as mensagens escritas que contêm o nome de Liu Xiaobo estão a ser bloqueadas.»
Entretanto, a mulher de Xiaobo foi colocada em prisão domiciliária após a visita ao marido para lhe anunciar a atribuição do prémio .
Por cá, em Portugal, o PCP emitiu um comunicado para lamentar esta atribuição porque a considera um atentado à dignidade da China, uma intromissão na sua política, subvertendo  a essência real deste galardão, quase reforçando "as pressões políticas e económicas " dos Estados Unidos da América sobre este país.
Assim vai o Mundo. Assim vai Portugal.

O dissidente chinês Liu Xiaobo e sua esposa, Liu Xia


Sem comentários:

Enviar um comentário