quinta-feira, 21 de outubro de 2010

O " Arquivo Íntimo" de Nelson Mandela

“ Conversations with Myself “  é um livro recheado de revelações sobre um dos homens que marcou definitivamente a história de África e do mundo nestes últimos séculos. Com prefácio de Barack Obama, foi lançado mundialmente a 12  deste mês e será publicado pela  Objectiva,  em Portugal, a 8 de Novembro, com o título “ Arquivo Íntimo “.
"(Estes) arquivos contêm vestígios da minha vida e a daqueles que comigo viveram. Qualquer pessoa que tenha explorado o mundo dos arquivos saberá que encerra tesouros, surpresas, caminhos cruzados, becos sem saída, lembretes dolorosos e perguntas sem resposta", escreveu  Mandiba, o antigo Presidente sul-africano, numa resenha para a apresentação do livro. 
O símbolo da generosidade e da partilha humana tenta desconstruir neste livro autobiográfico o mito de homem superior que foi endeusado. Retrata-se como um ser humano vulnerável, digno mas frágil como qualquer outro homem.
"Quando era jovem... reunia em mim todas as fraquezas, todos os erros e faltas de discrição de um rapaz do campo [...]. Confiei na arrogância como forma de esconder as minhas fraquezas. [...] Uma questão que me preocupava seriamente na prisão era a falsa imagem que eu, sem qualquer intenção, projectava para o mundo exterior; a de ser encarado como um santo. Nunca fui um santo, nem mesmo na acepção terrena de um santo como um pecador que não cessa de se esforçar." 
Barack Obama, no Prefácio que abre este livro, sublima as confissões de Mandela ao afirmar: "Como todos nós, [Mandela] também tem as suas falhas. Mas são precisamente essas imperfeições que deverão inspirar todos e cada um de nós. [...] Todos nós travamos batalhas grandes e pequenas, pessoais e políticas - para ultrapassar o medo e as dúvidas [...]." 
" Arquivo Íntimo " constituirá indubitavelmente uma boa leitura para quem quiser descobrir este  singular homem, diverso, diferente e a sua visão do mundo.

1 comentário:

  1. Como seria melhor este Mundo se os principais líderes políticos seguissem o exemplo de Nelson Mandela !

    Todos temos muito que aprender com os seus ensinamentos e o seu modo de estar.

    ResponderEliminar