quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Luísa Costa Gomes vence Prémio Fernando Namora/Estoril Sol

A escritora Luísa Costa Gomes venceu o Prémio Literário Fernando Namora/Estoril Sol com «Ilusão ou O Que Quiserem», editado pela Dom Quixote, em Novembro de 2009. A escolha foi unânime porque o júri «considerou a obra manifestamente inovadora, quer pela sua excelente construção, quer pelo seu ágil registo estilístico de constante ironia, quer pela análise penetrante de alguns comportamentos tipo da actual sociedade portuguesa, muito em especial no tocante a métodos pedagógicos aplicados nas escolas e à animação cultural na província, bem como à densidade da narrativa».
O júri foi constituído pelo escritor Vasco Graça Moura, Guilherme d´Oliveira Martins (em representação do Centro Nacional de Cultura), José Manuel Mendes (Associação Portuguesa de Escritores), Maria Carlos Loureiro (Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas), Manuel Frias Martins (Associação de Críticos Literários), Maria Alzira Seixo e Liberto Cruz (convidados a título individual) e Lima de Carvalho e Dinis de Abreu (Estoril Sol) .
Concorreram a este prémio ,com o valor pecuniário de 25 mil euros , cerca de meia centena de obras, todas editadas em 2009.
«Ilusão ou O Que Quiserem» «conta-nos a história de uma separação, mas também de uma paixão obsessiva, de uma viagem patética, de um projecto que corre bem demais, e de outras peripécias. Trata-se de um romance satírico sobre um homem à procura da realidade, no meio de tantos, tantos fantasmas, vozes sem corpo, corpos sem voz, e da multidão de desconhecidos que faz parte da nossa vida de todos os dias», esclarece a Dom Quixote.

Sem comentários:

Enviar um comentário