sábado, 25 de setembro de 2010

Este nosso mundo

Em cada seis segundos morre de fome no mundo uma criança . Aterrador este nosso mundo.
O trabalho infantil tem vindo a reduzir-se, mas a um ritmo menor do que o desejado e ainda afecta 215 milhões de crianças no mundo, das quais 115 milhões exercem actividades perigosas, declarou a OIT.
Em Nova Iorque, realizou-se uma cimeira de três dias convocada pelo Secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon,  para pressionar a comunidade internacional no compromisso assumido há dez anos sobre oito ambiciosas metas, sendo a mais importante erradicar a fome e a pobreza extrema no mundo até 2015.
De acordo com o relatório elaborado por organismos como Banco Mundial, FMI, UNICEF, Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), UNESCO, OCDE e Organização Mundial da Saúde (OMS) o número de pobres entre a população activa cresceu em 215 milhões e estima-se que até finais de 2010 surjam mais 64 milhões de pessoas devido à crise económica.
Em 2009, em Portugal registou-se pela primeira vez nos últimos cem anos o mais baixo índice de nascimentos , sendo inferior ao índice de mortes. Entretanto, as condições de sobrevivência têm sido agravadas pelo desemprego que aumentou assustadoramente.
Assim vai o nosso mundo. Assim vai Portugal.

1 comentário:

  1. Mundo de cão, como se costuma dizer. Nem ONU, nem OIT fazem que o mundo seja mais justo. A ganância e a astúcia fazem dos ricos mais ricos e a pobreza continua a ser imposta aos mais fracos.

    ResponderEliminar