quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dia Internacional da Juventude


Assinala-se, hoje, o Dia Internacional da Juventude , pelo que o Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, encorajou os Estados-Membros " a aumentarem os seus investimentos nos Jovens dando uma importância primordial às suas necessidades."
"A situação social e económica em que hoje vivemos justifica que se preste uma atenção especial aos mais jovens. Oitenta e sete por cento das pessoas com idades compreendidas entre os 15 e 24 anos vivem em países em desenvolvimento." (...) "Este é um imperativo moral e uma necessidade de desenvolvimento. Mas é também uma oportunidade. A energia dos jovens pode estimular as economias mais débeis."
O próximo ano será dedicado à Juventude, tendo como tema primordial " diálogo e compreensão mútua". Assim, é também inaugurado, em cerimónia oficial na Assembleia das Nações Unidas, o Ano Internacional da Juventude que vai terminar em 11 de Agosto de 2011.
Entretanto, o relatório “Tendências Mundiais do Emprego Jovem 2010” da OIT conclui que a taxa mundial de desemprego jovem atingiu em 2009 o nível mais alto da história - 13 por cento, correspondentes a 81 milhões de pessoas - e deverá ainda aumentar este ano.
" Os jovens são o motor do desenvolvimento económico”, afirma o Director Geral da OIT, Juan Somavia, considerando que “desaproveitar este potencial é um desperdício económico que pode prejudicar a estabilidade social. A crise é uma oportunidade para reavaliar as estratégias para fazer frente às sérias desvantagens que enfrentam os jovens ao ingressar no mercado laboral. É importante que nos foquemos em estratégias integradas e exaustivas que combinem políticas educativas e de formação com políticas laborais destinadas aos jovens”.
Em Portugal, regista-se uma taxa de desemprego de 22% entre a população jovem. Esperemos que os nossos governantes saibam encontrar o caminho da valoração destes jovens e terminem com o desnorte que tem acometido as politicas do Trabalho e da Educação.
(Este artigo contém informações da Imprensa escrita)

Sem comentários:

Enviar um comentário