quinta-feira, 1 de julho de 2010

Hoje, ficámos mais pobres


O aumento de todas as taxas de IVA começou à meia-noite. Os bens essenciais passam de 5% para 6%, os bens sujeitos à taxa intermédia passam de 12% para 13% e os restantes sofrem igual aumento e passam de 20% para 21%.
Tudo vai aumentar: alimentos incluindo o pão e o leite, produtos para a casa, água , electricidade . O gás chega a ter um aumento de 3,2%.
Enfim , todos vamos ficar mais pobres com este imposto generalizado a qualquer um, seja rico, pobre ou esteja em miséria total. A cegueira do governo não enxerga uma equidade harmónica. Carrega e penaliza sempre quem já não pode.
Tito Rodrigues da associação de defesa do consumidor confirma: "o aumento do imposto indirecto não contempla a diferença entre os consumidores. Estamos a falar de 1% que faz com que o governo esqueça as famílias mais carenciadas."
Nos últimos dez anos, Portugal foi o país onde se registou o maior aumento do IVA. Contudo, continuamos em crise profunda quase abismal. O caminho da recuperação não passa pelo aumento dos impostos, mas essa evidência ainda não foi absorvida pelos nossos doutos governantes.
Meu pobre Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário