sexta-feira, 18 de junho de 2010

Morreu José Saramago

José Saramago morreu hoje com 87 anos, em Lanzarote, nas Ilhas Canárias. Nasceu em Azinhaga do Ribatejo, Golegã, em 16 de Novembro de 1922. Foi prémio Nobel da Literatura, em 1998.
De acordo com a sua biografia exerceu diversas profissões desde serralheiro mecânico que foi o seu primeiro emprego, a desenhador, funcionário da saúde e da previdência social, tradutor, editor, jornalista e finalmente escritor maior a tempo inteiro.
"Terra do Pecado" foi o primeiro romance que publicou, em 1947, mas foi com a publicação de "Memorial do Convento", em 1982, que a sua obra ganhou relevo e fama .
Utilizando Blimunda, personagem magicamente extraordinária desse grandioso romance "que vibra entre a elevação e a queda, entre a vida e a morte" repetem-se, aqui e agora, as suas profundas palavras, em jeito de homenagem ao seu autor: "(...) a morte vem antes da vida, morreu quem fomos, nasce quem somos, por isso é que não morremos de vez, (...)." Assim acontecerá com José Saramago. Até sempre.

1 comentário:

  1. Forma muito original de prestar homenagem a Saramago. As palavras de Blimunda são mágicas e muito argutamente aplicadas. A criatividade de Saramago recai sobre ele.

    ResponderEliminar