quinta-feira, 17 de junho de 2010

Hoje é o dia de Beckett e de Joyce no Festival do Silêncio


De 16 a 26 de Junho, os palcos do Musicbox Lisboa, do Instituto Franco-Português, do Goethe-Institut Portugal, do Teatro Maria Matos e do Cinema Nimas, irão receber inúmeros músicos, actores, jornalistas, realizadores e escritores portugueses e estrangeiros num festival que convida a descobrir talentos emergentes bem como nomes já consagrados de artistas que trabalham em torno da palavra dita. Lisboa, cidade candidata a Capital Mundial do Livro em 2013 e marcada pelo multilinguismo e pelo multiculturalismo, acolhe uma vez mais este evento internacional que divulga em terras lusas a literatura no seu cruzamento com as diferentes artes e se insere na rota dos grandes festivais literários contemporâneos.
Rodrigo Leão, José Luís Peixoto, Olivier Rolin, Adolfo Luxúria Canibal, Rogério Samora, JP Simões, Francisco José Viegas, Sam the Kid, Jorge Silva Melo, DJ Ride, Filipe Vargas, John Banzai, Mark-Uwe Kling, Maria João Seixas e Alex Beaupain são alguns dos participantes neste festival internacional — organizado em parceria pela editora 101 Noites, MusicBox, Goethe-Institut Portugal e Instituto Franco-Português.
Na programação encontram-se espectáculos, leituras, conversas, lançamentos de livros e muito mais. Hoje, os mundos de Beckett e James Joyce unem-se no recital apresentado por Graça Lobo, Virgílio Castelo e Jorge Silva Melo (Instituto Franco-Português, 21.30, entrada livre). Amanhã, a escritora e contadora de histórias francesa Muriel Bloch dará uma palestra na qual ensinará a contar histórias baseadas na sua experiência pessoal (anfiteatro II da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, 18.00). A noite pertence a JP Simões e Ursula Rucker (a partir das 23.00, no MusicBox).
No Sábado, o Largo de São Paulo irá ser palco de um campeonato de scrabble (17.00). Na programação, destaque ainda para as várias "Conversas do Silêncio", no Instituto Franco-Português. No dia 23, por exemplo, porão frente a frente Alberto Manguel e Francisco José Viegas (21.30), e no dia 24 Saul Williams, um dos precursores do movimento slam, não só dará uma master class (Faculdade de Letras, 18.00) com os portugueses Kalaf (Buraka Som Sistema) e José Luís Peixoto (21.30). A encerrar, há um concurso de poesia "à desgarrada" (poetry slam), no MusicBox. E depois o silêncio.

Informações recolhidas no Site do Festival e no DN de 16/06/10

Sem comentários:

Enviar um comentário