sábado, 20 de março de 2010

Grande Prémio de Ensaio Eduardo Prado Coelho para Vítor Aguiar e Silva



A direcção da Associação Portuguesa de Escritores emitiu a 16 de Março , o seguinte comunicado:
«O Grande Prémio de Ensaio “Eduardo Prado Coelho” foi atribuído, pela primeira vez, ao livro "Jorge de Sena e Camões – Trinta Anos de Amor e Melancolia", de Vítor Aguiar e Silva (Angelus Novus). O júri, ontem reunido, e que deliberou por unanimidade, foi constituído por António Pedro Pita, José Cândido Martins e Paula Cristina Costa.
Este prémio, no montante de sete mil e quinhentos euros, foi instituído pela Associação Portuguesa de Escritores, com o patrocínio da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão. Distingue, anualmente, uma obra de ensaio literário, publicada em livro."
O prémio vai ser entregue no próximo dia 23 de Abril, na Biblioteca Municipal de Vila Nova de Famalicão, durante o colóquio dedicado a Eduardo Prado Coelho sob o tema “Um Pensador Multifacetado”.
O grande prémio, além da periocidade anual, visa distinguir uma obra de ensaio literário em português, de autor português, publicado em primeira edição.
Eduardo Prado Coelho ficou para sempre ligado a Vila Nova de Famalicão ao ter doado ao município o seu espólio bibliográfico de 12.500 títulos (um total de 10.700 livros e 1.800 revistas que estão disponíveis para consulta na Biblioteca Municipal Camilo Castelo Branco), pelo que a Câmara Municipal de Famalicão institui este galardão em sua memória.

Sem comentários:

Enviar um comentário