domingo, 7 de fevereiro de 2010

Jonathan Livingston Seagull

"Este é o filme que marcou uma geração e transformou o livro de Richard Bach num best-seller que vendeu 40 milhões de cópias e o fez viajar por 70 países do mundo. Fernão Capelo Gaivota é uma ave que não se contenta em voar apenas para comer, ou em lutar para sobreviver. Fernão tem prazer em voar e esforça-se para aprender tudo sobre vôo. Por ser diferente do bando, é expulso. Com excelente trilha sonora de Neil Diamond e magnífica fotografia, o filme é uma parábola. Faz uma analogia entre o homem e a gaivota, no sentido de mostrar as dificuldades de superação dos limites, do encontro com a liberdade verdadeira e a espiritualidade, pautadas no amor e na compreensão do outro."

Informações Técnicas:
Título Português: Fernão Capelo Gaivota
Título Original: Jonathan Livingston Seagull
País de Origem: EUA
Género: Drama
Tempo de Duração: 99 minutos
Ano de Lançamento: 1973
Estúdio/Distrib.: Paramount Pictures
Direcção: Hall Bartlett

Elenco:
Philip Ahn .... Chang (voz)
Richard Crenna .... Father (voz)
James Franciscus .... Jonathan (voz)
Kelly Harmon .... Kimmy (voz)
Hal Holbrook .... The Elder (voz)
David Ladd .... Fletcher (voz)
Dorothy McGuire .... Mother (voz)
Juliet Mills .... The Girl (voz)
Excertos :
"... Fernão, é que tu és um pássaro num milhão. A maior parte de nós percorremos um longo caminho.
Fomos de um mundo para o outro que era quase igual ao primeiro, sem nos preocuparmos com o destino, vivendo o momento.
Fazes alguma ideia de quantas vidas teremos de viver antes de compreendermos que há coisas mais importantes do que comer, lutar, ou disputar o poder no Bando?
Mil vidas, Fernão, dez mil vidas!
E, depois, mais cem vidas até começarmos a aprender que a perfeição existe, e outras cem para constatar que o nosso objectivo na vida é conseguir a perfeição e pô-la em prática.
As mesmas regras se aplicam, agora a nós: escolhemos o nosso mundo através do que aprendemos neste. Se não aprendermos nada, então o próximo mundo será igual a este, com as mesmas limitações e obstáculos a vencer."
(...)
"O que fizeste foi modificar abruptamente o teu nível de consciência, que, a propósito, até é bem mais evoluído que o que deixaste. Podes permancer aqui e aprender neste nível, ou voltar..."

Sem comentários:

Enviar um comentário