quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

11 de Fevereiro de 1990, Nelson Mandela era libertado



A 11 de Fevereiro de 1990, Nelson Mandela era libertado, após 26 anos de prisão. Tinha, então, 72 anos. No Estádio do Soweto é aclamado herói e, a partir dessa data, desenvolve uma acção de pacificação e negociação que conduzirá ao fim do "apartheid" e à transição para um novo regime democrático na África do Sul.
Mandela através da sua acção, ergue-se como o símbolo do homem que, apesar de ter sido vítima de um duro racismo, soube difundir o valor primeiro da igualdade de todo o ser humano independente da cor e da raça. Ficará como o ícone do homem novo que viu para além das suas cicatrizes e projectou uma nova nação que detém uma das mais democráticas Constituições do mundo.
Hoje, na África do Sul, realizam-se diversas actividades comemorativas do vigésimo aniversário da libertação de Mandela (Madiba), esperando-se, contudo, que ele compareça apenas na sessão do Parlamento, na cidade do Cabo, devido à sua precária sáude.
Que Nelson Mandela continue no coração de África e seja um exemplo para este nosso mundo tão dissimuladamente segregador. A Madiba a minha homenagem e uma imensa admiração.

Sem comentários:

Enviar um comentário