sábado, 10 de outubro de 2009

Herta Müller, Nobel da Literatura de 2009


Herta Muller foi a galardoada deste ano com o Prémio Nobel da Literatura. Poetisa e ensaísta , Herta de origem romena, mas cidadã alemã, escreve contra o esquecimento.
O seu livro " Compromisso" identifica liminarmente essa luta exercitada ao longo da sua obra. Nele, "Herta faz uma espécie de retorno ao passado e às experiências pessoais para mostrar o mundo terrível de adversidades e humilhações que ela mesma viveu na Roménia comunista, um país tomado pelas trevas de um regime repressor, numa sociedade onde a oportunidade é limitada, a delação se tornou uma instituição extra-oficial e a confiança no próximo é uma raridade escassa tanto quanto um prato de comida decente ou um belo sapato feminino. A autora descreve uma nação habitada por cidadãos que, em boa parte, recorrem ao álcool para suportar uma rotina burocratizada, onde nada de interessante parece acontecer."
Herta Müller, nascida em 1953, está apenas editada em Portugal pela Cotovia com ”O Homem é um Grande Faisão Sobre a Terra” e pela Difel com “A Terra das Ameixas Verdes”.

Sem comentários:

Enviar um comentário